Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) darão suporte aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. Eles passarão a Integrar a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), ação organizada pelo Ministério da Saúde (MS).
Ao todo, cinco profissionais sergipanos estarão nos eventos esportivos. “Eles serão divididos em duas equipes. A primeira será composta por médico, enfermeiro e dois técnicos de enfermagem, que viajarão no dia 02 de agosto e permanecerão até o dia 12 no Rio de Janeiro. Já em setembro, embarca um médico que dará suporte aos jogos Paraolímpicos”, explicou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
A gestora ressalta ainda a importância da participação de profissionais do Samu 192 Sergipe em grandes eventos nacionais e internacionais, a exemplo das Olimpíadas. “Os Jogos Olímpicos têm proporções mundiais. Essa integração com profissionais de outros estados e países proporciona fortalecimento das ações de saúde (promoção, assistência, laboratório, vigilância, etc.) e o desenvolvimento de atividades específicas de monitoramento e de resposta frente à ocorrência de potenciais emergências de saúde pública. Essas medidas trarão inúmeros benefícios a Sergipe na melhoria da qualificação na assistência, e ainda, mais eficácia no tempo resposta”, disse Glícia Ramos.
Expectativa
Para os profissionais que irão atuar nas Olimpíadas, a expectativa é a melhor possível. “Essa é a 15ª missão em eventos de massa que participo pelo Samu 192 Sergipe. Entre as que mais me marcaram estão: Copa das Confederações, epidemia de rota-vírus no Estado do Amazonas e a enchente no Espírito Santo. É sempre uma honra participar dessas missões que me proporcionam satisfação muito grande e fortalecem o meu objetivo que é ajudar a salvar vidas”, declarou a enfermeira do Samu 192 Sergipe, Genailda da Silva.
O mesmo sentimento é compartilhado pelo técnico de enfermagem André Passos. “Fiquei muito feliz em ser selecionado para participar das Olimpíadas por meio do Samu 192 Sergipe. A partir do meu serviço quero elevar ainda mais o nome do nosso estado, contribuindo para o fortalecimento da assistência”, afirmou.
Fonte: SES