Uma das principais provas do atletismo brasileiro agita o último dia do ano com dezenas de milhares de corredores pelas ruas de São Paulo. Confira os principais nomes da 97ª edição, horários e onde acompanhar.
A Corrida de São Silvestre, uma das mais tradicionais provas do atletismo do país, toma as ruas da cidade de São Paulo neste sábado (31 de dezembro). É a 97ª edição do evento, em que são aguardados 35 mil corredores, amadores e profissionais, vindos de várias partes do mundo.
O percurso é de 15km, com descidas e subidas que desafiam o corredor. A largada é na Avenida Paulista, na altura do cruzamento com a rua Augusta, em um roteiro que passa por importantes pontos do município, como a Praça Charles Miller (estádio do Pacaembu), o Largo do Arouche e a Praça da República, antes de retornar à Avenida Paulista e terminar em frente ao número 900, sede da Fundação Cásper Líbero, instituição que leva o nome do jornalista e idealizador da prova, em 1925.
Confira os principais atletas confirmados, horário e onde acompanhar o evento, que movimenta a agenda do esporte no último dia de 2022.
Os principais nomes das provas feminina e masculina
Entre as mulheres, estão confirmadas as brasileiras Jenifer Nascimento e Franciane Moura, que terminaram em terceiro e quinto lugares na edição de 2021, respectivamente. Também marcam presença Amanda de Oliveira, Larissa Quintão e Mirela Andrade.
A última vitória do Brasil no feminino aconteceu em 2006, com Lucélia Peres.
A etíope Kabebush Yisma, que em 2022 venceu a Maratona Internacional de São Paulo e a Maratona do Rio de Janeiro, irá correr a São Silvestre. Foi anunciada também a presença da queniana Vivian Kiplagat, bicampeã da Volta Internacional da Pampulha 2021/2022 e medalhista de bronze na Maratona Internacional de São Paulo deste ano.
Campeã Olímpica, Rosa Mota (POR) é a maior vencedora geral da prova, tendo conquistado em seis ocasiões, todas elas de maneira consecutiva, entre 1981 e 1986.
No masculino, olhos para os brasileiros Giovani dos Santos, Ederson Vilela e José Márcio Leão. Ederson é medalhista de ouro nos 10000m dos Jogos Pan-americanos Lima 2019, enquanto Leão foi o melhor brasileiro da São Silvestre em 2021, quando terminou em quinto lugar.
Hexacampeão da Volta da Pampulha, dos Santos venceu a Meia Maratona Internacional de Guarulhos neste ano.
“O ano para mim foi excelente. Na prova que não ganhei, fui pódio…a gente vai ficando experiente e acha que não vai dar conta, mas quanto treinamos e nos dedicamos, somos capazes”, disse dos Santos para o site gazetaesportiva.com.
O último campeão do Brasil na prova foi Marilson Gomes dos Santos, com o seu terceiro título em 2010 (antes havia faturado em 2003 e 2005).
Entre os estrangeiros que vão correr esta 97ª edição, destaques para Moses Kibet, de Uganda, que venceu a última Volta Internacional da Pampulha, e o etíope Tilahun Kigussie, que retorna à capital paulista depois de haver vencido a Maratona Internacional de São Paulo em 2022. Outro nome importante é o do também etíope Tesfaye Abera Dibabe, que tem no currículo vitórias nas Maratonas de Dubai (Emirados Árabes Unidos) e Hamburgo (Alemanha), ambas em 2016.
O queniano Paul Tergat é o maior recordista de vitórias entre os homes, cinco vezes (1995, 1996, 1998, 1999 e 2000). Campeões Olímpicos, Carlos Lopes (POR) e Emil Zatopek (TCH) também venceram nas ruas de São Paulo. O português foi bi em 1982 e 1984, enquanto Zatopek – pela antiga Tchecoslováquia – faturou a edição de 1953.
97ª São Silvestre 2022: horário e onde assistir
Os horários para as largadas dos grupos de elite, feminino estão programadas para:
- 7:40 – elite feminina;
- 8:05 – elite masculina.
A 97ª Corrida de São Silvestre terá a transmissão ao vivo em sinal aberto através da TV Gazeta a partir das 7:00, e da TV Globo a partir das 7:30.
Os horários são de Brasília.
FONTE: olympics.com