A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta segunda-feira (13) a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, que será dividida em quatro fases: postos volantes, fixos, drive-thru e vacinação a domicílio. A iniciativa contemplará todos os bairros da capital e a meta é vacinar em torno de 48 mil animais, o que corresponde a 80% do número estimado em Aracaju.
Até o dia 24, as equipes da Saúde de Aracaju estarão em postos volantes, na Zona de Expansão, para atender tutores que residem em áreas de difícil acesso aos postos fixos, como explica a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.
“Das 7h às 13h, os agentes irão às casas para vacinar os cães e gatos, a partir dos três meses de idade. Os tutores podem apresentar o cartão de vacina do animal. É muito importante que a população participe e garanta mais proteção à saúde dos seus animais”, enfatiza Marina.
Além disso, a coordenadora ressalta outras recomendações sobre cães e gatos que poderão ser vacinados. “Eles precisam estar saudáveis, que não tenham realizado procedimento cirúrgico recentemente ou estejam em tratamento. Para esses, a vacinação pode acontecer em outro momento, no Centro de Controle de Zoonoses, no bairro Capucho, que disponibiliza a vacina durante todo o ano”, explica.
Raiva
De acordo com o Ministério da Saúde, a raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
Em Aracaju, o último registro de infecção por raiva data de 2017. Desde então, a Saúde de Aracaju tem intensificado a cobertura vacinal e conscientização sobre a importância do imunizante.
Na última campanha antirrábica, realizada em 2022, a SMS vacinou 43.422 animais, sendo 27.542 cães e 15.880 gatos.
*Com informações AAN