A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou, nesta sexta-feira (20), uma blitz educativa com o tema ‘Paz no trânsito começa por você’, em alusão à Semana Nacional do Trânsito. A ação tem o objetivo de conscientizar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para a importância de um trânsito seguro por meio da mudança de comportamentos que garantem o respeito à vida.
A blitz aconteceu na Avenida Augusto Franco, no cruzamento próximo ao Centro Administrativo da Saúde (CAS) e contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE), do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran/SE) e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Durante a ação educativa foi realizada abordagem simultânea aos usuários de trânsito que transitaram na área, além de entrega de panfletos educativos sobre o tema da campanha, enfatizando a importância de atitudes corretas e responsáveis no trânsito. Os participantes da blitz também realizaram orientação de forma direta e objetiva sobre as regras básicas de trânsito, como o respeito à sinalização, limites de velocidade, uso correto de dispositivos de segurança e necessidade de atenção plena enquanto circulam.
Segundo a referência técnica em Vigilância Epidemiológica do Núcleo de Vigilância de Violências e Acidentes (Nuviva), Alexandra Pacheco, em Sergipe, de janeiro a setembro de 2024, foram registrados 338 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito. “Todos os anos focamos nesse tema tão primordial para toda a população, porque anualmente temos um número elevado de pessoas que perdem a vida por causa do trânsito. Essa blitz educativa é alinhada ao tema nacional e visa reforçar a importância de preservar vidas e cultivar as leis de trânsito, destacando que cada indivíduo tem um papel crucial na construção de um ambiente mais seguro”, ressaltou Alexandra.
A campanha chama atenção para o alto índice de acidentes que resultam, em sua maioria, em mortes e feridos, que sobrecarregam as unidades de urgência e emergência do sistema de saúde, é o que explicou o gerente do Núcleo de Educação Permanentemente (NEP) do Samu 192 Sergipe, Kelson Rosário. “A Semana Nacional do Trânsito é uma ação que une todos os órgãos que estão envolvidos diretamente com o trânsito e fazem uma campanha educativa de conscientização para a população, tendo em vista que essa responsabilidade não é só dos órgãos competentes, mas também da sociedade. Então esse trabalho de extrema importância vai alertar à população que todos os dias o Samu 192 Sergipe se desloca para atender pessoas que saem de suas casas com o intuito de retornar para elas, mas, por conta do acidente de trânsito, acabam, infelizmente, até não retornando. Por isso a importância de manter a paz no trânsito”, finalizou.
População aprova
A população aprovou a iniciativa da ação que visa trazer paz no trânsito. “Nós que somos ciclistas precisamos de respeito, assim como nós precisamos respeitar os pedestres, motociclistas e motoristas. Todos os dias eu saio de casa em alerta, porque já presenciei muitos acidentes por conta de um simples descuido. Por isso é necessário ter atenção. Que as pessoas com essas ações se conscientizem cada vez mais, não adianta brigar”, disse o ciclista Ednaldo da Conceição.
O motorista Igor Nascimento, que levava o filho à escola, foi abordado durante a ação e recebeu algumas orientações. “Ele é o meu bem mais precioso, e é por isso que dirijo com cuidado, prestando atenção em tudo e todos. O trânsito é inevitável, então precisamos manter a cabeça no lugar, sem estresse. Todos devem ter essa consciência para que as coisas possam fluir. O motorista respeitando o motociclista e vice-versa, assim como os ciclistas e pedestres.
Fonte: Secom