A seca considerada grave se mantém nos territórios de Sergipe. O levantamento foi divulgado, nesta terça-feira (21), pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), com dados referentes aos impactos da seca durante o mês de dezembro de 2024.
O levantamento apontou que a seca se manteve nos territórios do Alto Sertão, Médio Sertão, Agreste Central e pequena porção do Centro Sul Sergipano. Além disso, houve a expansão da seca de moderada para grave em alguns municípios do Leste Sergipano e do Baixo São Francisco.
Já em pequena porção nos territórios do Sul Sergipano, Grande Aracaju, Leste Sergipano e Baixo São Francisco, manteve-se a seca moderada; nos demais municípios destes territórios, houve a expansão da seca fraca para moderada.
De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, diante das análises climáticas, a tendência para o próximo trimestre é que as chuvas sejam de normal a abaixo do normal no estado. Isso leva em consideração que poderá ocorrer algum evento extremo com capacidade de alterar as condições climáticas previstas.