ARACAJU/SE, 15 de setembro de 2025 , 2:59:27

Secretaria de Saúde diz que foi impedida de entrar no Asilo Rio Branco para investigar casos de Covid

Familiares tornaram a denunciar na manhã de hoje (11) que vários idosos têm apresentado sintomas da Covid-19 no Asilo Rio Branco, zona Sul da capital. Inclusive, três mortes teriam sido registradas em decorrência do coronavírus. Há suspeita de que funcionários também estejam contaminados. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) emitiu nota dizendo que foi ao local assim que tomou conhecimento do caso, mas a entrada dos profissionais teria sido impedida por funcionários do Asilo.

Dia primeiro de março veio a público que 30 idosos do Asilo apresentavam sintomas da doença. À época, eles foram testados e liberados, mas oito precisaram ficar internados. A Promotoria do Idoso acompanhou o caso.
A redação do AJN1 está tentando fazer contato telefônico com o diretor do Asilo, Orlando Carvalho Mendonça, mas até o fechamento dessa matéria ele não atendeu as ligações.

Confira nota da SMS na íntegra:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que tomou conhecimento, pela equipe da Superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (SAMU), de duas idosas residentes no asilo Rio Branco que precisaram de atendimento, nesta quarta-feira (10). Uma delas faleceu durante remoção para unidade de saúde e a outra está sendo assistida no Hospital Municipal Fernando Franco. Assim que tomou ciência, a SMS enviou equipe médica para avaliar os demais idosos residentes. No entanto, a equipe foi impedida de entrar pelos representantes do asilo, que é uma instituição filantrópica, com regimento próprio e fiscalizada pelo Ministério Público Estadual e pelo Conselho do Idoso.

A SMS tem acompanhando diariamente os idosos dessa casa de longa permanência desde o dia 23 de fevereiro, quando foi informada sobre casos suspeitos de covid-19 por meio de vias não oficias e enviou equipes do Aracaju Para a Vida para avaliar e realizar testes RT-PCR nos idosos e funcionários.

Durante esse trabalho de monitoramento, a SMS detectou a necessidade de regulação de oito idosos para internamento e garantiu que todos os encaminhamentos fossem realizados de maneira célere no mesmo dia. Desses, três idosos permanecem internados.

Após a suspeita e confirmação de casos de covid-19 no local, a SMS reforçou os protocolos sanitários a serem seguidos pela direção, porém, tem encontrado dificuldade em exercer o trabalho de assistência à saúde. A Prefeitura de Aracaju também realiza desinfecções periódicas no local. A última ocorreu dia 3 de março e já foram realizadas 24 desinfecções no Rio Branco.

A Secretaria Municipal da Saúde realiza o mesmo trabalho de acompanhamento nas demais casas de longa permanência da capital sem registro de intercorrências.

Os institucionalizados já receberam as duas doses de CoronaVac, com a segunda dose administrada no dia 09 de fevereiro. É importante ressaltar que, de acordo com o Instituto Butantan, laboratório responsável pelo imunizante, o tempo necessário para proteção pode ocorrer em até um mês após aplicação da segunda dose, destacando que a vacina somente abranda sintomas e diminui risco de complicações.

Você pode querer ler também