ARACAJU/SE, 26 de novembro de 2024 , 13:24:57

logoajn1

Sede do Iphan em Aracaju continua ocupada por manifestantes

Da redação, AJN1

 

A sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Sergipe, localizada no bairro São José, em Aracaju, ainda permanece ocupada desde o início da noite de ontem (17) por membros do movimento Levante Popular da Juventude, estudantes da Universidade Federal de Sergipe e artistas locais contrários à extinção do Ministério da Cultura (MinC), que foi incorporado à pasta de educação no governo interino de Michel Temer. Os ocupantes dormiram na sede do Instituto e não tem previsão de sair do local.

 

A ocupação também ocorre em outros estados do país. Até o momento, há manifestantes nas sedes do Iphan em Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio Grande do Norte (RN), Aracaju (SE) e no Edifício Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), compartilhado com outros órgãos federais da Cultura.

 

Para o militante do Levante Popular da Juventude, Durval Siqueira, o movimento entende que é um grande retrocesso a extinção do Ministério da Cultura. “Há um consenso entre os intelectuais do Brasil e do mundo que cortar Ministério e fundir ministérios é um corte simbólico, não altera quase em nada a economia do país. Ainda mais o Ministério da Cultura, que tem um dos menores orçamentos”, afirmou, ressaltando que o movimento tem como objetivo também deslegitimar o governo do presidente interino Michel temer.

 

Iphan

 

Em nota divulgada no portal do Iphan, a direção do Instituto informou que o Instituto vem presenciando ocupações e manifestações em suas sedes organizadas por movimentos culturais e por profissionais ligados à Cultura. 
 

Você pode querer ler também