O secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, reuniu a imprensa na tarde de sexta-feira (16), para apresentar o Programa Sergipe Educa Mais; um conjunto de ações que vão melhorar a educação sergipana nos próximos quatro anos.
"São iniciativas que vão integrar ainda mais as escolas às suas comunidades, requalificar e ampliar a infraestrutura dos espaços de aprendizado, além de valorizar ainda mais o trabalho dos professores, gestores e trabalhadores da educação em geral", disse Carvalho.
O encontro com jornalistas, radialistas, convidados, diretores e assessores da Seed, aconteceu durante reunião/almoço no Celi Praia Hotel.
De acordo com o secretário, nos próximos dias, o governo do Estado estará enviando à Assembleia Legislativa, cinco Projetos de Lei, que fazem parte das ações contidas no Programa Sergipe Educa Mais.
"Muitas dessas ações, nós antecipamos, como por exemplo, a digitalização e informatização de 17 mil prontuários dos servidores e, o processo licitatório para terceirização da merenda escolas em 32 unidades escolares", disse o secretário.
Aos comunicadores, Jorge Carvalho citou outras ações que foram antecipadas pela Seed: a realização de processo seletivo para 200 merendeiras; realização de 18 aulões preparatórios para o ENEM; a implantação do Diário de Classe Eletrônico, a implantação da matrícula online; a ampliação do acesso a internet, beneficiando atualmente 250 unidades escolares e a instalação de rede Wifi com sinal aberto em diversas unidades escolares em 2015, com proposta de universalização até 2018.
"Antecipamos também a distribuição de 283 Lousas Digitais, beneficiando 100 unidades escolares e inicializada a ativação de 52 kits da Rádio Escola. Implementamos ainda, a vigilância terceirizada em 70 escolas que apresentamos maiores índices de furtos e roubos, além da criação e implantação do Núcleo de Prevenção a Violência. Os investimentos em infraestrutura tecnológica e equipamentos chegam a R$ 12 milhões", ressaltou.
Jorge Carvalho disse aos jornalistas e radialistas que o Governo do Estado, por meio da SEED, já reformou oito escolas localizadas em Aracaju, Boquim, Neópolis, Japoatã e Itabaiana. Atualmente, 21 escolas passam por reforma.
Qualidade do Ensino
O secretário informou que cinco novos projetos fazem parte do conjunto de ações que objetivam melhorar a qualidade do ensino público em Sergipe. São eles: implementação do Plano Estadual de Educação; reformulação da Gestão Democrática nas unidades escolares; a criação do Programa Sergipe para o Mundo; vinculação de ¼ do ICMS municipal ao desempenho escolar; a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e o Instituto do Prêmio Educação de Qualidade Professora Ofenísia Soares Freire.
Gestão Democrática
De acordo com o secretário, haverá a escolha meritocrática e democrática dos gestores e avanços na gestão democrática; a criação de curso de especialização com 360h; requisito mínimo para a função e contrato de gestão com meta de aprendizagem.
Intercâmbio Escolar
Ao explicar o Programa de Intercãmbio Escolar Sergipe para o Mundo, Jorge Carvalho disse que o programa vai beneficiar 100 alunos da rede pública estadual, proporcionando a todos eles, a possibilidade de aprender um novo idioma, através da convivência em um ambiente estrangeiro.
"Cada aluno vai ganhar um curso de estudo de línguas preparatório para a viagem; netbook, passaporte com o respectivo visto; bolsa de estudos em 6 parcelas, no valor mensal de R$ 800,00; transporte aéreo com translado; família hospedeira, incluindo acomodação e alimentação; escola com o matéria didático e seguro saúde", emendou.
ICMS Municipal
Na coletiva, o secretário explicou como será feita a vinculação de ¼ do ICMS Municipal ao Desempenho Escolar em Sergipe; a criação do Sistema de Avaliação da Educação Básica em Sergipe e o Prêmio Educação de Qualidade Professora Ofenísia Freire, que será destinado às escolas públicas que tenham obtido melhor desempenho no ano, expresso pelo IDASE( 2º ano EF), pelo IDESE – 5 (5º ano EF), assegurando o apoio a um conjunto de unidades escolares que tenham obtido baixos rendimentos.
Frota Escolar
Jorge Carvalho disse que em 2016, 30% da atual frota de 370 ônibus escolares será renovada.
"O objetivo é garantir o acesso ao transporte escolar a 100% dos alunos que necessitam dele, em parceria com os municípios, até 2018", explicou.
O secretário agradeceu a presença de todos os comunicadores, e ressaltou a colaboração que a SEED teve do jornalista Carlos Cauê, do economista Ricardo Lacerda e a assessora especial do Governo, Eliane Aquino.
Além de diretores e assessores da SEED, também participaram da coletiva, os secretários, João Augusto Gama e Sales Neto, do Planejamento e Comunicação, respectivamente.
Fonte: Seed