Segue até este domingo (19), a segunda edição do Barco Show Aracaju Festival, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur) e a empresa Barco Show Eventos. O evento acontece a partir das 9h, com exposição de equipamentos e atração musical.na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro. No local, 17 estandes expositores apresentam embarcações e as últimas novidades em equipamentos, acessórios e serviços do setor náutico.
A Setur participa do evento com um estande de 16 m² ornamentado com a temática do Forró Caju, com servidores municipais acolhendo os visitantes, proporcionando o autêntico forró nordestino, através da apresentação do Trio Piauí e casais de dançarinos da quadrilha junina Cacimba Nova, Crislayne Viana e Elder Gomes, além de artesãs comercializando produtos do artesanato local.
O secretário municipal do Turismo Jorge Fraga destaca que o local de realização do evento, a Orla Pôr do Sol, é um dos pontos mais aprazíveis de Aracaju e reforça a importância do apoio da Setur ao evento. “Tem todo um entorno de vegetação de manguezal e o rio Vaza Barris para saudar os amantes dos esportes náuticos e um pôr do sol de tirar o fôlego. Queremos que nossos visitantes levem essa maravilhosa lembrança e que venham em outras oportunidades para desfrutar deste paraíso. Turismo, cultura e artesanato é uma trindade de sucesso em eventos que realizamos ou apoiamos. Os belos produtos expostos por nossas artesãs encantam nossos visitantes e, com o forró pé de serra e casal de dançarino na pista, o estande da Setur dá aquela animada no Barco Show”, salienta Jorge Fraga.
Para o CEO da empresa Barco Show, Hugo Leonardo, o mercado náutico aracajuano é promissor e considera importante a reedição do evento para firmar de vez o setor no mercado aracajuano. O empresário estima um público entre 3 e 5 mil pessoas visitando os estandes, um giro de R$ 8 milhões em negócios e prevê a chegada de importantes marcas para se fixar na capital. “Durante esses dois dias de evento, empresas expositoras podem montar filiais aqui em Aracaju. Já trouxemos uma que, inclusive,está presente aqui no nosso evento, que é a Rosmarim. A expectativa é que a gente traga outras para gerar negócios, não só durante o evento, porque o nosso evento é apenas um pontapé. A gente quer gerar negócio o ano inteiro”, salienta Hugo Leonardo.
Além dos estandes expositores, o Barco Show Aracaju Festival também abre espaço para a cultura e a gastronomia local. Quiosques e barracas de comidas típicas, bem como produtos do artesanato localizados na Orla Pôr do Sol têm a oportunidade de comercialização dos seus produtos.
O vereador Fabiano Oliveira participou da cerimônia de abertura e prestigiou o estande da Setur com uma visita. Na sessão plenária da Câmara de Vereadores da última terça-feira, 14, o parlamentar fez um pronunciamento na tribuna e enalteceu a realização da segunda edição do Barco Show Aracaju Festival. “Fiz o pronunciamento enaltecendo, parabenizando e valorizando a segunda edição do Barco Show. O evento movimenta a economia e alavanca o turismo da nossa cidade e do nosso estado. A Secretaria Municipal de Turismo, através do comando do querido secretário Jorge Fraga, desempenha um trabalho brilhante, e o prefeito Edvaldo Nogueira não mede esforços no apoio ao turismo da nossa cidade”, registrou o parlamentar.
Para o secretário Jorge Fraga, o evento deve se consolidar com novas edições nos próximos anos. “Como tenho afirmado, temos condições espetaculares com nossas praias, rio e orlas para fazer de Aracaju um oásis para o segmento náutico. Além da variedade de esportes que podemos vislumbrar, temos também empresários com perspectivas de investimentos no setor aqui em Aracaju. Com isso, geramos emprego, renda e divisas turísticas, ou seja, o Barco Show Aracaju Festival deve ter vida longa”, afirma Jorge Fraga.
Além da Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) e da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), o evento também conta com o apoio da Marinha do Brasil, do Banco do Estado de Sergipe, da Polícia Militar de Sergipe, do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Fonte: AAN