A advogada Verônica Abdalla Sterman tomou posse como ministra do STM (Superior Tribunal Militar) nesta terça-feira (30).
Sterman é a segunda mulher a assumir o cargo de ministra na mais alta Corte Militar do país em 217 anos. A primeira foi Maria Elizabeth Rocha, empossada em 2007 e atual presidente do Tribunal, eleita em dezembro de 2024.
“Hoje sou a segunda mulher a assumir este Tribunal desde sua fundação. Esse dado já diz muito e é preciso que nos leve a uma reflexão”, destacou a nova ministra.
Ainda no discurso de posse, Sterman ressaltou que a paridade só será plena se for construída em parceria entre todos. “Temos o dever de ampliar as oportunidades para as outras que virão”, disse. Segundo a magistrada, isso será um compromisso de seu cargo.
Na cerimônia, estiveram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
Após a posse oficial, os convidados e a ministra vão participar de uma comemoração no Clube Naval, no Setor de Clubes Norte de Brasília.
A nova ministra foi empossada na vaga destinada à advocacia, aberta com a aposentadoria do ministro José Coêlho Ferreira, em abril deste ano.
A indicação feita pelo presidente Lula em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi aprovada pelo Senado Federal após sabatina na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e votação em plenário, com 51 votos favoráveis e 16 contrários.
Verônica Abdalla Sterman é formada em Direito pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), com especialização em Direito Penal Econômico pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).
A ministra também tem pós-graduação na mesma área pelo IBCCRIM (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais), em parceria com a Universidade de Coimbra, em Portugal.
Fonte: CNN Brasil