Sergipe registrou o mês de julho com menor número de homicídios dolosos dos últimos 22 anos. Foram 12 casos, o que representa uma redução de 89% em relação ao mesmo período de 2016 — ano de escalada nos indicadores de violência no estado e quando foram contabilizados 111 mortes, com média de 3,6 por dia. A queda reflete o trabalho integrado entre as Polícias Civil, Militar e Científica, que tem atuado de maneira preventiva e repressiva no combate à criminalidade no estado.
De acordo com dados levantados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da SSP (CEACrim), o comparativo mês a mês mostra uma tendência de queda nos homicídios em Sergipe. Em julho de 2024, foram 31 homicídios (média de um por dia), enquanto neste ano o número caiu para 12 (média de 0,3). Desde 2016, a curva de homicídios dolosos segue em declínio: 87 casos em julho de 2017, 65 em 2018, 54 em 2019, 69 em 2020, 37 em 2021, 35 em 2022 e 27 em 2023.
Para o secretário da Segurança Pública de Sergipe, João Eloy de Menezes, o resultado demonstra a efetividade das ações, operações, investigações e perícias que vêm sendo realizadas pelas instituições que formam a SSP. “É fruto do trabalho integrado das forças de segurança, da inteligência policial e do comprometimento diário dos nossos profissionais que, diariamente, estão nas ruas e nas unidades policiais em busca de manter o patamar de estado mais seguro do Nordeste”, enfatizou.
Mesmo diante do cenário da consolidação da tendência de queda dos homicídios no território sergipano, o secretário ressaltou que o trabalho de enfrentamento à criminalidade continuará intensificado nos 75 municípios sergipanos. “O nosso compromisso é seguir atuando com rigor, investindo em tecnologia, qualificação e ações estratégicas para garantir a segurança da população e consolidar essa tendência de queda da violência em todo o estado de Sergipe”, finalizou João Eloy de Menezes.