O secretário municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o presidente da Emsurb, João Paulo Sobral, e o diretor operacional da Emsurb, Guilherme Souza, visitaram nesta quinta-feira, 12, o loteamento Aruana, nos conjuntos Horto do Carvalho I e Horto do Carvalho II. A ação teve por objetivo identificar, junto com os moradores, os pontos críticos de descarte irregular de lixo.
A moradora do Horto do Carvalho II, Adriana Cristina Fraga Lima, mostrou aos gestores os problemas causados pelo descarte irregular em vários pontos do conjunto: “A Emsurb limpa e logo depois está tudo sujo de novo”, relata a moradora.
Segundo Adriana, a coleta do lixo tem sido regular, duas vezes por semana, mas como há diversos terrenos baldios, os moradores sofrem com o descarte irregular de lixo.
Para Júlio Alves, morador há 12 anos no conjunto, o descarte irregular do lixo em terrenos e vias públicas colaboram com a insegurança no bairro. “Jogam até carros nos terrenos e os marginais aproveitam para usar drogas ou se esconderem para atacar a próxima vítima”, explica.
Soluções
O secretário do Meio Ambiente, Eduardo Matos, disse aos moradores que os fiscais do departamento de Controle Ambiental concluíram, esta semana, o relatório das vistorias dos terrenos do loteamento Aruana. Estão, agora, no processo de identificação dos donos dos terrenos para notificá-los sobre a limpeza e também para que cerquem e murem suas propriedades.
Eduardo Matos deverá se reunir com o presidente da Emsurb, João Paulo, e o diretor operacional, Guilherme Souza, na próxima semana, para analisarem os locais apontados pelos moradores do loteamento Aruana, a fim de discutirem possíveis soluções para o descarte irregular de lixo naquela região.
Fonte: Ascom Sema