ARACAJU/SE, 17 de julho de 2025 , 16:18:36

Semfas e INSS firmam parceria para fortalecer atendimento a assistidos

 

Com o objetivo de qualificar os serviços prestados pelos equipamentos de alta complexidade da Proteção Social Especial (PSE), a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) iniciou na última segunda-feira (14), uma parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação Diálogo Previdenciário prevê encontros formativos voltados à equipe técnica da secretaria, com foco na atualização sobre legislações e orientações relativas aos benefícios da Previdência Social, visando aprimorar os encaminhamentos dos usuários.

Segundo Vanessa de Oliveira, assistente social do INSS, a iniciativa se soma ao Estudo Exploratório dos Recursos Sociais, que busca mapear o território de atuação e os serviços oferecidos. “O Serviço Social do INSS vem realizando essa atividade com a finalidade de conhecer os equipamentos existentes e os serviços prestados. Em 2024, visitamos Cras, Creas e Centro-DIA, e agora seguimos com um cronograma voltado aos equipamentos de alta complexidade. A proposta permite criar um canal de comunicação entre os profissionais e facilitar o acesso dos usuários aos seus direitos nas diferentes políticas públicas”, pontuou Vanessa.

Cecília Moraes, coordenadora da Casa Lar Nalde Barbosa, também destacou os avanços trazidos pela iniciativa. “Essa parceria entre o INSS e a Semfas está sendo muito importante porque traz esclarecimentos e orientações que ajudam diretamente os nossos assistidos e também a equipe técnica. Com mais informação, conseguimos orientar melhor, agilizar processos e oferecer um atendimento mais eficaz”, comentou Cecília.

Para Erica Santos da Paixão, assistente administrativa da unidade, a ação tem impacto direto do atendimento ao público. “Essa ação está sendo muito boa porque conseguimos identificar melhor as dificuldades de cada usuário. Muitas dessas situações a gente já vivencia e agora, com esse diálogo mais próximo com a assistência, fica mais fácil encontrar soluções em conjunto. Essa troca está facilitando bastante o nosso trabalho e beneficiando diretamente quem mais precisa”, destacou Erica.

Fotos: Ascom/Semfas

Você pode querer ler também