Os rumos atuais da pesquisa e da pós-graduação na área educacional no Brasil serão discutidos durante o Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (Forpred), que acontecerá em Aracaju, entre os próximos dias 2 e 3 de novembro. O evento do Fórum, que é ligado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), será sediado pela Universidade Tiradentes (Unit) e terá atividades no Campus Farolândia e também no Memorial de Sergipe Prof. Jouberto Uchôa, na Orla de Atalaia.
Durante os dois dias, o Forpred vai reunir os cerca de 150 coordenadores dos programas de pós-graduação em Educação mantidos pelas universidades filiadas à ANPEd. Eles irão debater temas relacionados à avaliação dos programas dedicados à formação de professores e pesquisadores pós-graduados em Educação, em níveis de especialização, mestrado e doutorado. Os debates serão conduzidos por coordenadores e ex-coordenadores destes programas, entre outros especialistas com forte atuação no setor.
“O Fórum contribui, no âmbito de sua atuação, para a consecução dos objetivos da ANPEd, ao estimular ações de intercâmbio entre os programas de pós-graduação em educação, acompanhar e debater as políticas de fomento e avaliação da área. Ele se constitui como uma instância permanente de organização e comunicação entre os programas associados e a diretoria da ANPEd, promovendo objetivamente essa articulação com vistas à melhoria da pós-graduação e da pesquisa em educação”, explica Cristiano Ferronato, professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit (PPED/Unit) e coordenador da Regional Nordeste no Forpred.
Este é o segundo evento da Forpred/ANPEd a ser sediado na Unit. Em março de 2023, a I Jornada Formativa do fórum foi realizada no Tiradentes Innovation Center, no Campus Farolândia, com a presença de todos os coordenadores dos programas de Pós-Graduação em Educação da região Nordeste. O evento na Unit antecede ao XXVII Encontro de Pesquisa do Nordeste (EPEN), que reunirá pesquisadores e professores da área educacional da região e de outros estados brasileiros. Ele acontece entre os dias 5 e 8 de novembro, no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão.
Para este seminário do Forpred em Aracaju, o tema escolhido foi “Presente e Futuro da Pós-Graduação em Educação: Realidades e Desafios”. Ele será inclusive debatido na conferência de abertura, que terá a presença do professor Ângelo Ricardo de Sousa, coordenador da área de Educação na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC) que é responsável pela regulação do ensino de pós-graduação no Brasil.
Temas em debate
A programação inclui duas sessões de debate sobre a ficha de avaliação da Capes para o quadriênio 2021-2024, que se encerra agora, bem como a nova ficha para o período 2025-2029. Essas fichas são documentos utilizados pela Capes para basear todo o processo de avaliação que, entre outras atribuições, mede a qualidade e confere notas (de 1 a 7) a cada curso ou programa de pós-graduação.
“Considerando que estamos no último ano do quadriênio e vivendo a discussão e finalizando a proposta de nova ficha, consideramos importante atender às demandas dos programas preocupados com o preenchimento da avaliação”, detalha a professora Andréia Ferreira da Silva, coordenadora do Forpred e docente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.
A reunião também terá uma mesa-redonda sobre a consolidação dos programas profissionais de pós-graduação em Educação. “Nos últimos anos foram criados os doutorados profissionais, vamos debater sobre o avanço numérico, mas também sobre a afirmação desses programas. Outro ponto importante a ser debatido são as últimas demandas que têm vindo da Capes relativas à pós-graduação no Brasil”, acrescentam os coordenadores do Fórum.
Outro tema que também pode ser discutido durante a reunião do Forpred é o Parecer 331/2024 expedido recentemente pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), que propõe mudanças significativas na estrutura da pós-graduação no país. O documento, que ainda não foi homologado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, prevê uma diferenciação entre “universidades consolidadas”, que passariam a ter autorização para criar programas de mestrado e doutorado sem passar pela Capes, e as “universidades não consolidadas”, que necessitam de autorização. Isso vem provocando uma série de debates e contestações nos meios acadêmicos.
Fonte: Asscom Unit, com informações da ANPEd