A nova geração de cientistas nas universidades brasileiras é fortemente inspirada por desafios ambientais, conectadas digitalmente e alinhadas à responsabilidade social. É o que revelam os trabalhos vencedores da 5ª edição do programa 25 Mulheres na Ciência – América Latina da 3M, que teve foco exclusivo em estudantes universitárias. A iniciativa, criada em 2020, busca reconhecer e dar visibilidade a jovens cientistas da América Latina e Canadá que já estão promovendo transformações reais nas suas comunidades e nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Entre as brasileiras selecionadas, estão histórias que ilustram bem o espírito da ciência nacional: desde a criação de materiais bioativos inspirados na biodiversidade da Amazônia para a regeneração de tecidos humanos, até pesquisas que exploram a inteligência de plantas para desenvolver antissépticos naturais, ou ainda tecnologias de bioimpressão 3D para produção de tecidos cardíacos e soluções que antecipam o diagnóstico de doenças como o câncer de mama.
Um exemplo inspirador vem de Sergipe, com Victoria Louise Santana dos Santose sua “membrana mágica”. Desde pequena, Vitória se interessava pelo funcionamento do corpo humano e pela influência das células na saúde das pessoas. Durante suas pesquisas sobre câncer de pele, ela percebeu que tratamentos eficazes eram inacessíveis para muitos e buscou uma alternativa mais simples e menos agressiva. Assim nasceu a membrana multicamada com rosa de bengala – apelidada de “mágica” –, feita com quitosana e ácido hialurônico e capaz de eliminar células cancerígenas quando ativada pela luz, sem prejudicar as células saudáveis. A invenção promete um tratamento não invasivo, mais barato e com menos efeitos colaterais, aproximando a ciência de soluções reais e acessíveis à população.
Outra história de destaque também vem de Sergipe, de uma jovem cientista apaixonada por construir e imaginar soluções desde a infância. Formada em Farmácia e especializada em Biotecnologia Industrial, ela se fascinou pela tecnologia de bioimpressão 3D, que utiliza biotintas contendo células vivas para criar tecidos semelhantes aos humanos. Seu projeto se concentra em desenvolver uma biotinta com nanomateriais, como platina e óxido de grafeno, para imprimir tecidos cardíacos em 3D. Essa inovação permite estudar doenças e testar medicamentos de forma mais eficiente, e no futuro poderá ajudar a regenerar partes do coração danificado, oferecendo alternativas menos invasivas a transplantes. Para ela, a ciência é um caminho de colaboração, aprendizado contínuo e transformação de vidas, mostrando que cada pequeno avanço aproxima o mundo de soluções mais humanas e acessíveis.
“Essas jovens olham para os desafios com coragem, propósito e criatividade. Elas não têm medo de ocupar espaços, questionar e propor soluções fora do convencional. Estão moldando um futuro mais diverso e transformador”, destaca Marcia Ferrarezi, líder de P&D da 3M para a América do Sul.
O comportamento dessas cientistas reflete um movimento global de mudança de mentalidade: ciência com propósito, impacto social direto e preocupação em representar vozes que historicamente ficaram à margem. Segundo o Índice do Estado da Ciência 2023 – estudo encomendado pela 3M, 86% das pessoas acreditam que as mulheres ainda são um recurso inexplorado na ciência e tecnologia. O programa da 3M busca justamente ajudar a mudar esse cenário.
Além de oferecer reconhecimento, o programa 25 Mulheres na Ciência – América Latina tem um papel fundamental de inspiração ao contar as histórias dessas jovens brasileiras. E, cada vez mais, a 3M pretende criar referências para meninas que hoje estão nas escolas, ainda descobrindo quais carreiras seguir no futuro.
Sobre a 3M
A 3M (NYSE: MMM) está focada em transformar indústrias ao redor do mundo por meio da aplicação da ciência e do desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas para o cliente. Nossa equipe multidisciplinar trabalha para resolver desafios complexos dos clientes, aproveitando plataformas tecnológicas diversificadas, capacidades diferenciadas, presença global e excelência operacional. Descubra como a 3M está moldando o futuro em news.3m.com.br/news-center.
Fonte: Assessoria de Imprensa