Da redação, AJN1
O sergipano Raphael Silva Fontes, Head em Ciência de Dados Educacionais no Instituto Federal de Sergipe, é um dos concorrentes da segunda edição do “Prêmio Brasil Referência em Dados”, único prêmio brasileiro a reconhecer o trabalho dos profissionais de inteligência de dados.
O assunto é complexo. Mas vamos tentar explicar: inteligência de dados é o processo de organizar informações, sejam estruturadas ou não, e integrá-las a sistemas de softwares para que sejam melhor analisadas e interpretadas e possam contribuir para tomadas de decisões mais assertivas.
Desse prêmio o qual Raphael Silva Fontes participa – aliás, como o único sergipano entre um grupo ultra seleto -, estão, obviamente, profissionais que trabalham na área de dados, seja aprendizado de máquina, consultores e analistas de inteligência de negócios, do inglês Business Intelligence, engenheiro de dados, arquitetos de dados de empresas como: Microsoft, Vale, Boa Vista, Serasa Experian, Banco Itaú, Banco Santander, Banco Next e também Servidores Públicos.
Esta é a primeira vez que Raphael concorre ao Prêmio. Para isso, ele inscreveu o projeto “Boletim de Inteligência Acadêmica (BIA)”, que faz parte do projeto principal intitulado de Portal Academic Analytics.
“O portal tem como objetivo disponibilizar uma plataforma online de Inteligência Acadêmica com dados acadêmicos, socioeconômicos, psicométricos, ingresso, pesquisa, extensão, inovação e correlatos acerca dos estudantes do IFS, por meio de técnicas de Inteligência Artificial, Big Data e Ciência de Dados Educacionais, disponibilizando indicadores de inteligência acadêmica que servem de apoio aos gestores acadêmicos e de ensino do IFS, sendo também capaz de auxiliar os professores da instituição no planejamento de cenários educacionais adaptativos e centrados na experiência do estudante”, conta Raphael.
Raphael diz ainda que, durante a inscrição, falou um pouco sobre as comunidades e os projetos os quais participa. “Não apresentei ou comentei sobre algum projeto em específico, mas para a segunda etapa da premiação é necessário apresentar um projeto que será selecionado na categoria Prêmio Referência Em Dados Brasil, profissional de dados que cumpre com excelência os requisitos de avaliação da banca, e que obteve destaque no ano de 2020 pela sua atuação no mercado de dados e Tecnologia, apresentando um projeto com resultados concretos e escaláveis”.
As votações encerram na próxima terça-feira (3). Para votar em Raphael ou outro participante, basta acessar o endereço eletrônico: http://bit.ly/premio_referencia_dados informar o e-mail, clicar na foto e enviar.
Após esse processo, a comissão encaminhará um link. “Qualquer pessoa pode votar, haja vista que o profissional deve entregar valor a empresa e também contribuir com o desenvolvimento da sociedade”, conclui.