Da redação, AJN1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nessa quarta-feira (12), os resultados do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C). De acordo com a pesquisa, os sergipanos estão entre os que menos usam o avião como meio de transporte para viagens.
Das 290 mil viagens realizadas entre abril e junho de 2019, apenas 16 mil (5,6%) tiveram como meio de deslocamento o avião. Sergipe tem o segundo menor percentual para utilização desse meio de transporte, à frente apenas do Piauí, onde 3,6% das viagens tiveram deslocamento por avião.
O carro particular ou de empresa foi o meio de transporte utilizado em 28,2% das viagens, o segundo menor percentual na região Nordeste, à frente do Maranhão (21,5%). Com a mesma frequência aparece o ônibus de linha, mas, dessa vez, Sergipe tem o segundo maior percentual do país, atrás apenas da Bahia (32,3%).
São Paulo
São Paulo é o estado de destino em 18,9% das viagens nacionais Considerando viagens por motivos pessoais e profissionais, São Paulo aparece como o destino de cerca de 3,9 milhões de viagens nacionais realizadas entre abril e junho de 2019. Isso corresponde a 18,9% das cerca de 20,6 milhões viagens realizadas no Brasil no período. A lista com os destinos mais comuns sugere um grande número de viagens dentro do próprio estado, pois são as unidades da federação mais populosas que encabeçam o ranqueamento.
Minas Gerais, por exemplo, é o segundo destino mais citado, com 12,8% das viagens nacionais realizadas. Na sequência, aparece a Bahia com 8,7% das viagens. Famoso por atrair muitos turistas, o Rio de Janeiro aparece apenas na quinta posição, como destino de aproximadamente 1,2 milhão de viagens, mas atrás do Rio Grande do Sul, destino de 1,4 milhão de viagens. As oito primeiras posições do ranking se repetem quando se consideram apenas as viagens por motivos pessoais. Sergipe aparece na 19ª posição do ranking, tendo sido o destino de 307 mil viagens nacionais.
Os números são semelhantes quando se considera a unidade de federação de origem. Nesse caso, São Paulo aparece como local de origem de 20,4% das viagens nacionais realizadas no segundo trimestre de 2019, algo em torno de 4,2 milhões de viagens. Minas Gerais aparece em segundo, com 2,9 milhões de viagens (14,1%) tendo o estado como local de origem, e a Bahia em terceiro, sendo o local de origem de aproximadamente 1,6 milhão de viagens (7,7% do total nacional). Sergipe repete a 19ª posição no ranqueamento, sendo a origem de 287 mil viagens, cerca de 1,4% das viagens nacionais realizadas no período.