A Pesquisa Nacional de Saúde, publicada nesta quarta-feira (18), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que Sergipe apresenta a maior proporção nacional de pessoas com 18 anos ou mais que afirmam ter diagnóstico médico de colesterol alto. As mulheres foram as que mais relataram sofrer com a doença.
Sergipe e Rio Grande do Norte são os estados nordestinos que apresentam os maiores percentuais da população com depressão por diagnóstico de um especialista em saúde mental. Os maiores percentuais começam a partir dos 30 anos de idade.
Ainda conforme o estudo, Sergipe apresenta a maior proporção do Nordeste de pessoas com 18 anos com acidente vascular cerebral (AVC). O Estado também apresentou o maior percentual nordestino de pessoas com alguma doença no coração.
O estudo diz ainda que Sergipe apresenta o maior percentual do Nordeste da população de 18 anos ou mais com o diagnóstico de outra doença mental (esquizofrenia, TOC, transtorno bipolar, psicose). Aracaju também é a capital nordestina com maior percentual da população que afirma ter esse diagnóstico (9,8%).
Confira os outros destaques da pesquisa:
Alimentação
-O Consumo de feijão regularmente ocorre em 78,9% da população com 18 anos ou mais , sendo o 2º maior percentual do Nordeste. O primeiro é a Paraíba, com 80,3%.
-O Consumo recomendado de hortaliças e frutas ocorre somente em 10% da população com 18 anos ou mais, apesar de ser a 2ª maior proporção do Nordeste. Porém, existem diferenças na proporção dos grupos que consomem as hortaliças e frutas. Isso varia a depender do grupo de idade, rendimento e ocupação.
-Em relação ao consumo de refrigerante regularmente, 5,8% da população de 18 anos ou mais, ou 99 mil pessoas se encaixam nessa situação.
-Em relação ao Consumo elevado de sal, a proporção da população de 18 anos ou mais em Sergipe que se encaixa nessa análise é de 12,1%, o segundo maior do Nordeste.
Tabagismo
-Em Sergipe, levando em conta o tabaco fumado, houve a menor proporção do país de fumantes atuais de tabaco (9,2%). Aracaju também é a capital do país com menor percentual de pessoas fumantes de tabaco ( 4,9%).
-8,1% das pessoas com 18 anos ou mais fumam cigarro diariamente em Sergipe. A média de consumo
é de 10,7 cigarros por dia.
Consumo de álcool
-Sergipe apresenta a maior proporção de pessoas com 18 anos ou mais que costumam consumir bebida alcoólica uma vez por mês ou mais (31,4%).
-Ainda, 25,7% dos motoristas dirigiram após consumir bebidas alcoólicas nos últimos 12 meses.
Saúde bucal
-Sergipe apresenta a maior proporção de pessoas com 18 anos ou mais no Nordeste, que escovaram os dentes ao menos duas vezes ao dia (91,6%).
-61% das pessoas de 18 anos ou mais consideram sua saúde bucal boa ou muito boa. Existem variações a depender do rendimento e escolaridade.