Da redação, AJN1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (16), a pesquisa “Estatísticas do Registro Civil 2020”, a qual investiga, entre outras coisas, notificações de casamentos e divórcios judiciais concedidos em 1ª instância ou por escrituras extrajudiciais.
Em Sergipe, o número de desquite matrimonial em 2020 foi de 1.974; em 2021, 2.403, representando aumento de 21,7%. Somente Aracaju detém 940 dos divórcios de Sergipe, seguido por Nossa Senhora do Socorro, com 212.
Com relação a laços matrimoniais, o Estado registrou 7.241 no total, sendo 7.205 de pessoas de sexos opostos, 14 entre cônjuges masculinos e 22 entre cônjuges femininos. No Estado, os locais com os maiores números de casamentos foram: Aracaju (2.605), Nossa Senhora do Socorro (652), Itabaiana (369), Lagarto (347) e Estância (304).
A gerente da pesquisa do IBGE nacional, Klívia Brayner, revelou as barreiras que o Instituto vem enfrentado na coleta dessas informações. “Rotineiramente, o IBGE encontra dificuldades para obtenção dos dados de divórcios, que são contornadas com o diálogo entre as Superintendências Estaduais e a Corregedoria Geral da Justiça dos Estados. Com a informatização das Comarcas e a suspensão do atendimento presencial na pandemia, os problemas aumentaram, com o acesso aos sistemas ficando ainda mais difícil”, disse.
Klívia lembrou que o IBGE não coleta nome, CPF, endereço, ou nada que identifique os envolvidos no processo, apenas as informações necessárias para a produção da estatística. Mesmo assim, muitas vezes, o agente do instituto não consegue autorização para realizar a coleta.