ARACAJU/SE, 22 de setembro de 2025 , 13:53:35

Sergipe é o único estado do país com obras da construção civil paradas

Da redação, AJN1

Dos 27 estados da federação, apenas Sergipe continua com as obras da construção civil paralisadas pela Justiça em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus (covid-19). A informação consta no levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Por enquanto, somente obras públicas essenciais e inadiáveis, ou com risco de danos estruturais estão autorizadas.

Em Sergipe, a ação para suspensão das atividades foi movida pelos Ministérios Públicos do Trabalho, do Estado e Federal (MPT, MPE e MPF), enquanto durar as medidas de distanciamento social determinadas pelo Governo do Estado durante a pandemia.

A justificativa dos três órgãos é de que o andamento das obras colocaria em risco a saúde dos operários. Nos autos da ação civil pública, o MPT diz que “o Estado de Sergipe vem editando Decretos, sem embasamento de dados científicos, permitindo a liberação de atividades em detrimento do isolamento social”.

A Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (Aseopp) tentou reverter a decisão com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o resultado ainda não foi divulgado.

No momento, segundo o Decreto Estadual, apenas as obras e serviços públicos estaduais considerados essenciais continuam em atividade, a exemplo de pavimentação, tapa-buraco, abastecimento de água, esgotamento sanitário, construção e recuperação de estradas e rodovias, além de construção, reforma e manutenção de prédios públicos.

Você pode querer ler também