Com retração de 54% na quantidade de roubos de veículos, Sergipe registrou a maior queda desse crime no país e alcançou o posto de unidade da federação que mais reduziu esse tipo de investida criminosa no Brasil. O resultado positivo foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), no Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024, divulgado nesta quinta-feira (18).
Conforme levantamento feito pelo FBSP, no ano de 2022 ocorreram 1.605 casos de roubo de veículos no território sergipano. Já no ano seguinte – 2023 – aconteceram 774 ocorrências desse tipo de crime patrimonial em Sergipe.
Para o delegado Kassio Viana, da Divisão de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), a redução dos números de roubos de veículos é fruto da reestruturação da DRFV, que inclusive passou pela criação do plantão noturno. O comportamento dos autores desse crime também passou a ser monitorado e mapeado mensalmente.
“Assim que a vítima procura a delegacia, nossa equipe se dirige ao local, já no período da noite, e passa a fazer as investigações iniciais, coletando informações importantes para prisões em flagrante e também recuperação dos veículos. Também passamos a fazer a estatística mês a mês, para observar o comportamento desses crimes em Sergipe”, enfatizou Kassio Viana.
O coronel George Melo, comandante do policiamento militar da capital, evidenciou que a queda nos roubos de veículos é fruto da integração entre as polícias Civil e Militar.
“O compartilhamento de informações, de nomes, locais e estratégias utilizadas pelos autores dos crimes de roubos de veículos, auxilia o trabalho de combate às ações criminosas em todo o território sergipano. A nossa missão é manter essa ostensividade”, reiterou o coronel.
As ações de combate aos roubos de veículos terão continuidade em Sergipe, conforme evidenciou o coronel George Melo. “Estamos utilizando estratégias de pontos-barreiras com militares de unidades especializadas, inclusive. Vamos fazer outras operações para reduzir ainda mais os roubos de veículos no estado”, complementou.
Kassio Viana concluiu, reforçando a importância do trabalho integrado para as investigações e prisões que refletem na redução desse crime em Sergipe. “O trabalho vai continuar, com Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e delegacias especializadas”, pontuou.