ARACAJU/SE, 8 de outubro de 2025 , 20:12:16

Sergipe lidera o Nordeste em resolução de homicídios, aponta pesquisa do Instituto Sou da Paz

 

Sergipe é o estado com maior índice de resolução de homicídios do Nordeste e o sexto do país, segundo a pesquisa “Onde mora a impunidade?”, divulgada na segunda-feira (6) pelo Instituto Sou da Paz. O levantamento mostra que 64% dos homicídios dolosos ocorridos no estado em 2023 foram esclarecidos até o final de 2024, ou seja, tiveram pelo menos um autor denunciado ao Ministério Público.

O desempenho de Sergipe, portanto, supera os indicadores internacionais, segundo o Estudo Global sobre Homicídios da ONU, que aponta taxa média de resolução de 63% no mundo e 43% nas Américas.

A pesquisa analisou dados de 16 estados e do Distrito Federal, com informações obtidas junto aos Ministérios Públicos e Tribunais de Justiça. Outros dez estados ficaram de fora por não enviarem dados completos ou por não informarem as datas dos crimes.

De acordo com o Instituto, o esclarecimento de homicídios é fundamental para combater a impunidade e fortalecer a confiança nas instituições de segurança pública. O estudo também destaca que, nos últimos nove anos, o Brasil registrou média anual de 41 mil assassinatos, mas apenas em um a cada três casos o autor foi identificado e denunciado. Dados do Atlas da Violência 2024 mostram que, em 2023, foram 45.747 homicídios no país, o equivalente a mais de cinco mortes por hora.

Entre os estados com maior índice de resolução, o Distrito Federal lidera com 96%, seguido por Rondônia (92%), Paraná (72%), Mato Grosso (71%) e Santa Catarina (65%). Logo depois aparece Sergipe, com 64%, à frente de Espírito Santo (58%) e Acre (51%).

No outro extremo, a Bahia apresentou o pior desempenho, com apenas 13% dos homicídios resolvidos, acompanhada de Rio de Janeiro e Piauí (23%) e Pernambuco (30%).

Você pode querer ler também