ARACAJU/SE, 22 de setembro de 2025 , 9:29:57

Sergipe mantém diminuição expressiva na severidade da seca nos últimos 4 meses

Da redação, AJN1

Em junho, o território de Sergipe continuou com diminuição expressiva na severidade da seca devido à regularidade das precipitações pluviométricas dos últimos quatro meses. A análise é do ‘Monitor de Secas’, instrumento de acompanhamento regular e mensal da situação da seca no Nordeste, coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com o relatório, no mês passado, Sergipe apresentou precipitações variando de 70 milímetros (mm) a valores próximos de 250 mm. “Tal cenário, somado a uma melhora nos indicadores de curto e longo prazo, propiciou uma redução na intensidade da seca (de moderada para fraca) no extremo Oeste do estado, onde faz divisa com a Bahia, além de uma pequena redução da seca fraca no litoral Norte sergipano. Os impactos no estado são apenas de longo prazo”, diz a nota da ANA.

O Monitor de Secas foi concebido com base no modelo de acompanhamento de secas dos Estados Unidos e do México. O cronograma de atividades inclui as fases de coleta de dados, cálculo dos indicadores de seca, traçado dos rascunhos do Mapa pela equipe de autoria, validação dos estados envolvidos e divulgação da versão final do Mapa do Monitor, que indica uma seca relativa – as categorias de seca em uma determinada área são estabelecidas em relação ao próprio histórico da região – ou a ausência do fenômeno.

Situação de emergência

Embora a análise da ANA aponte para uma situação “confortável” no nível de estiagem no Estado nos últimos meses, o governo do Estado, a pedido de prefeituras, decretou situação de emergência nos municípios de Nossa Senhora Aparecida, Ribeirópolis, Poço Verde, Frei Paulo, Monte Alegre, Gararu, Pinhão, Nossa Senhora da Glória, afetando um total de 298.711 pessoas.

Você pode querer ler também