Sergipe vem mantendo nos últimos sete dias a menor taxa de crescimento médio de casos de covid-19 do país (0,3%), seguindo pelo estado de Alagoas (0,4%). A avaliação consta do boletim “Covid-19: Sergipe e Território Nacional”, do Observatório de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), atualizado até o domingo (6)
De acordo com o boletim, por seis semanas epidemiológicas (S) seguidas houve redução no número de novos casos e óbitos em relação às semanas anteriores. Na semana epidemiológica que se encerrou no sábado (S 36), foram 1.351 casos, frente à 2.028 casos da S 35. Já os óbitos caíram, respectivamente, de 6,4 para 5,0 por dia, em média. Por causa de notificações atrasadas, os valores de óbitos, principalmente das últimas semanas, costumam ser revistos, e, por isso, analisados com cautela.
Nas últimas sete semanas epidemiológicas também foi observada uma diminuição no número de internações médias. Na comparação da semana S 36 e a semana anterior (S 35), a queda se dá principalmente nas enfermarias, onde se chegou a 20%. Já as internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) foram reduzidas em aproximadamente 19%.
Na semana epidemiológica 36, a maior incidência de novos casos, por cem mil habitantes, foi no Médio Sertão com 82, seguido do Agreste Central com 70. Na comparação com a incidência da semana anterior (S 35), observa-se que apenas o Médio Sertão apresentou aumento (107,4%), as demais regiões tiveram queda no número de casos.
Com informações Observatório de Sergipe