ARACAJU/SE, 27 de novembro de 2024 , 11:21:50

logoajn1

Sergipe ocupa 9ª posição no país em relação a envio de dados de sinistros de trânsito

 

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) divulgou um ranking que destaca os estados com melhor desempenho no envio de dados sobre ocorrências de sinistros nas vias brasileiras. Sergipe se destacou, ocupando a nona posição entre os demais estados. Esses dados são calculados mensalmente com base nas informações enviadas pelos órgãos locais responsáveis pelos sinistros de trânsito.

Em Sergipe, as informações sobre esses sinistros são encaminhadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SE), por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito de Sergipe (BPTran-SE) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV). Os dados são então registrados mensalmente pela Agência de Informações (Agin), uma empresa prestadora de serviços da autarquia que os organiza por regiões em todo o estado.

De acordo com a gerente de Sinistro no Trânsito do Detran-SE, Glaukia Suiane Gomes Bezerra, essas informações são imprescindíveis para Sergipe estar classificado no ranking nacional. “Estarmos em nona posição diante de inúmeros estados brasileiros é um dado extremamente positivo. Trabalhamos em Sergipe alimentando o sistema de forma quase que imediata. Não esperamos o prazo de até três meses após o sinistro para atualizarmos essas informações”, disse. Ela ainda indicou que quanto mais frequente e rápida for a atualização do sistema, melhor a pontuação.

Ainda segundo a gerente de Sinistro no Trânsito, outra estratégia de sucesso da autarquia é a leitura dos manuais referentes ao Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), principalmente se relacionada aos sinistros fatais. “Preenchemos os itens obrigatórios da melhor forma possível, sempre buscando com as fontes o melhoramento de dados e também o alinhamento com os itens necessários do Renaest”, ressalta Bezerra.

Cenário nacional

Nos dados a nível nacional, somente dez estados estão em dia nessa atualização: Mato Grosso do Sul, Paraíba, Minas Gerais, Paraná, Alagoas, Amazonas, Bahia, Goiás, Sergipe e Tocantins.

A versão digital do Renaest, que está em fase de testes, vai trazer uma maior agilidade para os profissionais que compõem o sistema integrado de trânsito, além de fortalecer a transparência. O sistema é integrado ao Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e ao Registro Nacional de Infrações (Renainf).

Foto: Mário Souza

 

Você pode querer ler também