O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realiza, na próxima terça-feira (20), a cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica 2026. O encontro acontecerá às 8h, no Teatro Tobias Barreto, no bairro Inácio Barbosa, em Aracaju, e reunirá profissionais atuantes nas 319 escolas da rede pública estadual de ensino e nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) neste momento que abre os trabalhos de preparação para o ano letivo.
Com o tema central ‘Conectando saberes, transformando vidas’, a Jornada Pedagógica 2026 tem como principal objetivo garantir a preparação para o retorno dos alunos e dos professores às escolas, alinhados às novas tecnologias e novidades que agregarão no processo de ensino-aprendizagem da rede pública estadual.
Nesta edição, a Seed reforçará as ações voltadas às práticas pedagógicas que integram o uso de tecnologias na sala de aula, considerando o investimento realizado pelo governo do estado na iniciação tecnológica e na pesquisa em robótica nas escolas, destacando que as práticas tecnológicas de elevada relevância preparam os estudantes para os desafios do futuro com múltiplas habilidades.
A abertura da Jornada Pedagógica 2026 no dia 20 de janeiro contará com uma programação totalmente elaborada pela Seed e palestrante surpresa, com o objetivo de marcar o início de uma trajetória de aprendizado realizado com todas as equipes.
A Seed marcará presença de 21 a 23 de janeiro nas dez Diretorias Regionais de Educação com representantes do Departamento de Inspeção Escolar (Dies), Departamento de Educação (DED), Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Departamento de Assessoria de Comunicação (Ascom), Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (Ceave) e demais setores que marcarão o planejamento e o alinhamento das diretrizes pedagógicas. Já de 27 a 30 de janeiro ocorrerá o planejamento interno das escolas.
A Jornada Pedagógica 2026 da Rede Pública Estadual de Ensino é um momento muito importante para todas as 319 escolas e suas equipes, onde os profissionais se preparam para o ano letivo e desenvolvem seus trabalhos com maestria. O evento proporciona oportunidades para o desenvolvimento profissional, valoriza práticas essenciais no ambiente escolar, estimula a autonomia, a criatividade, o pensamento crítico e a formação contínua dos educadores para percorrer o novo ano letivo com excelência.
Foto: Maria Odília



