ARACAJU/SE, 1 de dezembro de 2025 , 14:44:28

Sergipe reforça liderança nacional em cirurgias bariátricas pelo SUS

 

Sergipe segue consolidado como referência nacional na ampliação do acesso à cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), resultado do fortalecimento do Opera Sergipe, o maior programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado. Em oito meses da segunda fase, o programa alcançou 419 procedimentos realizados. No último sábado (29), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu um mutirão que atendeu 100 pacientes no Ambulatório do Hospital Cirurgia.

Os usuários, cadastrados no sistema de regulação, passaram por avaliação com especialistas bariátricos, além de acompanhamento com nutricionistas e psicólogos. O governador Fábio Mitidieri acompanhou a ação e ressaltou o impacto do programa na vida dos sergipanos. “Hoje, foram atendidos 100 pacientes, vindos de todas as regiões do estado. Cada pessoa carrega uma história, um sonho e uma expectativa de ter acesso a um procedimento que representa saúde, dignidade e qualidade de vida. Em seis meses o programa entregou resultados que antes levavam anos, consolidando-se como referência não só em Sergipe, como em todo o Brasil”, comemorou.

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou o desempenho das equipes e das unidades credenciadas. “Sergipe hoje é referência, graças ao trabalho conjunto com os hospitais credenciados que se dedicam com qualidade e compromisso à população. A cirurgia bariátrica é muito mais que um procedimento, significa recuperar a saúde e é isso que o programa tem feito na vida das pessoas”, afirmou.

A etapa de consultas é fundamental para definir o encaminhamento clínico dos pacientes, garantindo condições adequadas para o avanço às fases pré-operatórias, que envolvem exames e acompanhamento multiprofissional com nutricionistas, psicólogos, cardiologistas e endocrinologistas. Segundo a coordenadora do Opera Sergipe, Marli Francisca Palmeira, a iniciativa reforça o compromisso da gestão estadual com o cuidado integral. “Sabemos que existia uma grande fila de espera para realização de procedimentos cirúrgicos eletivos, mas por meio do Programa Opera Sergipe essa fila vem reduzindo significativamente. Para melhor atender essa demanda, a SES ampliou o número de hospitais credenciados proporcionando cada vez mais uma assistência humanizada e qualificada”, pontuou.

O cirurgião bariátrico Raul Andrade reforçou o papel do mutirão na preparação dos pacientes. “A ação teve o intuito de assegurar que todos estejam clinicamente aptos e preparados para o procedimento cirúrgico. É importante destacar que a realização de cirurgias bariátricas no estado é significativa, por ampliar o tratamento da obesidade grave e garantir a melhoria da qualidade de vida dos pacientes”, destacou.

Para quem aguarda o procedimento, o sentimento é de esperança e expectativa de transformação. A jovem Mylena de Oliveira, 27 anos, vê no programa uma oportunidade de mudança. “A obesidade interfere muito na minha vida. Eu sou nova, tenho muita coisa para viver, e isso acaba afetando tanto a minha saúde quanto a minha autoestima. Às vezes a gente não se sente bem com o próprio corpo e isso pesa. Por isso considero esse programa do Governo do Estado tão importante. A expectativa é alta para a mudança de vida”, contou.

A autônoma Joice da Silva, 40 anos, compartilha sentimento semelhante. “Muita gente acha que a obesidade é brincadeira, mas não é. É uma doença. Ninguém é obeso porque quer, sempre existe algo por trás. Para mim, esta cirurgia é muito importante, principalmente pela saúde. A autoestima conta, claro, mas tem pessoas que até evitam sair de casa por vergonha, por se sentirem mal. Então, essa chance significa muito pra mim”, disse.

*Com informações Secom

Você pode querer ler também