Em menos de dois meses, o Hospital Regional de Itabaiana voltou a fazer história: realizou, nesta segunda-feira (8), a terceira captação de órgãos de sua trajetória, reforçando o papel da unidade como referência no interior sergipano.
A doação ocorreu após a confirmação de morte encefálica de um homem de 31 anos, no domingo (7). Com a autorização imediata da família, foram captados os rins, enviados para Pernambuco e Minas Gerais, e as córneas, que permaneceram em Sergipe.
O superintendente do HRI, Yuri Souza, destacou a sensibilidade dos familiares. “Deixamos os nossos sinceros sentimentos à família pela perda e, ao mesmo tempo, agradecemos por esse ato de amor, pois, a partir dele, outros pacientes terão uma segunda chance de vida”, afirmou. Ele lembrou ainda que o número de procedimentos reforça o avanço do hospital na área. “Ficamos muito agradecidos, pois, em menos de 60 dias, o HRI já realizou a terceira captação de órgãos da sua história. Desejamos que mais famílias tenham esse mesmo pensamento e consigam salvar outras vidas através da doação de órgãos”, comentou.
O coordenador da Central Estadual de Transplantes (CET), Benito Fernandez, reforçou a importância da decisão familiar para viabilizar a doação. “No Brasil, a lei estabelece que o cônjuge ou parentes de até segundo grau são os responsáveis em autorizar a doação. Por isso, é importante a gente informar os nossos familiares sobre a vontade de ser um doador. Entendemos que é um momento difícil, mas também é a oportunidade que a família tem de estar transformando a dor em um ato de amor”, ressaltou.
Como ser um doador
Para se tornar doador, é necessário comunicar à família o desejo ainda em vida, já que a autorização familiar é obrigatória. O processo começa com a identificação de pacientes neurocríticos em Glasgow 03, indicando provável morte encefálica. A partir daí, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) acompanha o caso e, confirmada a morte encefálica, inicia o protocolo de doação, sempre respeitando a decisão dos familiares.
*Com informações Secom





