Da redação, AJN1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou os mapas de 18 municípios em Sergipe que tiveram mudanças de área e limites entre maio de 2018 e abril de 2019, com base nas alterações feitas pelos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa e Assembleias Legislativas.
Em Sergipe, os municípios que tiveram destaque em sua alteração de área foram Canindé de São Francisco, com mais 51 km² e Monte Alegre de Sergipe, com menos 21 km². Os outros municípios ficaram com a mesma área porque os ganhos e perdas de território com seus vizinhos equilibraram o resultado final. Também ocorreu ajuste no traçado da divisa com a Bahia.
Em virtude do ajuste territorial, também houve alteração no número de moradores dos municípios de Tomar do Geru, Japoatã, Carira, Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Pacatuba, Simão Dias, Monte Alegre de Sergipe, Cristinápolis e São Francisco. O IBGE ressalta que essa alteração pode ser para mais ou menos.
Embora a malha municipal digital do Brasil seja usada atualmente como referência por diversos órgãos públicos, privados e pela sociedade em geral, o IBGE não é responsável por estabelecer limites de território, mas precisa fazer a representação gráfica dos limites estabelecidos em lei para fins de pesquisas estatísticas e demais levantamentos em geociências.
Brasil
No país, 16 estados sofreram alteração em 663 municípios que tiveram mudanças de área e de território. Sergipe é o décimo nessa lista de estados.
O estado com mais municípios atualizados foi o Ceará, com 180 alterações de limites. O menor município do país está em Santa Cruz de Minas (MG), com 3,565 km². Já o mais extenso é Altamira, no Pará, com dimensão territorial superior a vários estados brasileiros (159.533,328 km²).
O maior dos estados continua sendo o Amazonas, com 1.559.146,889 km², superando a soma dos territórios das regiões Sul e Sudeste. Sergipe permanece sendo o estado de menor extensão territorial, com 21.925,424 km².