ARACAJU/SE, 21 de setembro de 2025 , 13:39:39

Sergipe tem a menor taxa de crescimento de casos do país

Nesta segunda-feira (31), o Observatório de Sergipe, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, divulgou mais um boletim “Covid-19: Sergipe e Território Nacional”, com informações atualizadas até 30 de agosto. Conforme a análise, nos últimos sete dias, Sergipe teve a menor taxa de crescimento médio de casos do país (0,4%), seguido por Alagoas (0,5%) e Rio Grande do Norte (0,6%).

O estudo aponta que, por cinco semanas epidemiológicas seguidas, houve redução no número de novos casos e óbitos em relação a semanas anteriores. Na semana epidemiológica que se encerrou sábado (29), foram dois mil casos, frente a 2,6 mil casos da 34ª semana.
Já os óbitos caíram de 9 para 5,4. Por causa de notificações atrasadas, os valores de óbitos, principalmente das últimas semanas, costumam ser revistos, e, por isso, analisados com cautela, diz o Observatório.

Nas últimas seis semanas epidemiológicas, observa-se diminuição no número de internações médias. A queda foi de 24% entre a S 35 e S 34. A diminuição se dá principalmente nas enfermarias, onde se chegou a 28%, já em leitos de UTI’s foi de 20%. Atualmente, as enfermarias, tanto público como privada, estão com taxas de ocupação abaixo de 30%. Já as UTI’s públicas estavam com ocupação de 46% ontem e as privadas de 35%.

A maioria dos novos casos e óbitos continua sendo do interior, porém, com o recrudescimento da epidemia, essa diferença entre interior e Região Metropolitana de Aracaju caiu nas últimas duas semanas. Na S 35, 61 % dos novos casos e 55% dos óbitos foram do interior do estado. Foram 801 novos casos na Região Metropolitana de Aracaju e 1.227 no interior e, respectivamente, 17 e 21 óbitos. Com informações do Observatório de Sergipe.

Você pode querer ler também