ARACAJU/SE, 25 de novembro de 2024 , 7:47:40

logoajn1

Servidores da saúde de Aracaju paralisam atividade por tempo indeterminado

Servidores da saúde lotados no município de Aracaju decretaram greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (1º). O anúncio da greve ocorreu durante manifestação em frente ao Hospital Nestor Piva, na zona Norte.

 

Enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais reclamam dos constantes atrasos salariais. Como rege a lei, apenas 30% do efetivo continuam a serviço.

 

Para a diretora do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Renata Oliveira, a greve foi inevitável. “Recebemos o salário de dezembro de 2015 no dia 29 de janeiro. E agora, o município informou que o de janeiro, provavelmente será pago no dia 12 de fevereiro, e não no dia 5. Não aguentamos mais esses constantes atrasos nas remunerações, e, por isso, entramos em greve”.

 

Renata acrescenta que as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Nestor Piva e Fernando Franco, estarão com 50% do efetivo trabalhando, já que são locais de urgência.

 

Demais servidores

 

Os servidores de nível médio, como os auxiliares e técnicos de enfermagem, por exemplo, paralisaram as atividades hoje apenas por 24h, mas já há indicativo de greve geral a partir do dia 5 de fevereiro, como explica o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto.

 

“Se as remunerações realmente não estiverem na conta no dia 5, entraremos em greve por tempo indeterminado. Com toda essa situação, os únicos prejudicados são os servidores e a população que sofre, consequentemente, com a greve. Mas o movimento de paralisação se faz necessário para chamar a atenção do Município”, declara.

 

Município

 

Em nota, o secretário de Comunicação do Município, Carlos Batalha, disse que os salários serão pagos até o dia 12, devido a ponto facultativo e feriado de Carnaval. Ele informa também que ainda esta semana as remunerações começarão a ser depositadas.

 

“Os servidores tiveram reunião com o prefeito de Aracaju, João Alves, há aproximadamente 15 dias e foi explicado a eles que os salários serão pagos até o dia 12 de fevereiro, em virtude do carnaval. Mas ainda essa semana os salários começarão a ser depositados”, informa.

Você pode querer ler também