Da redação, AJN1
Esta segunda-feira (5) teve início a greve unificada dos servidores da saúde do município de Aracaju. Para sacramentar o movimento, a categoria realizou um protesto em frente à sede da Prefeitura para cobrar do prefeito João Alves à falta de pagamento dos salários referente ao mês de agosto, além de reajuste salarial e do décimo terceiro salário.
A categoria só retornará às atividades quando a Prefeitura de Aracaju quitar todos os atrasos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa), Augusto Couto, em junho deste ano, a classe ficou em greve por 16 dias. “Agora, mais uma vez deflagramos o movimento porque estamos sem receber os nossos direitos”.
Seplog
A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) informou que, mediante a movimentação de greve de algumas categorias, a Prefeitura de Aracaju esclarece que o reajuste salarial, que é reivindicado pelos servidores, está sendo aplicado na folha de pagamento do mês de agosto com retroativo referente ao mês de julho. A nota explica ainda que o reajuste linear foi de 4,42% para todas as categorias, exceto os da Educação, pois foi efetuado o pagamento referente ao piso do magistério em maio de 2016 de 11,36%.
Sobre as férias dos servidores, na nota consta que elas estão sendo pagas normalmente e, já sobre o calendário de pagamento do mês de agosto dos servidores efetivos, os salários começaram a ser pagos no dia 31 de agosto e as remunerações da pasta da saúde, provavelmente, serão pagas ainda esta semana.