Da redação, AJN1
Durante audiência pública no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE) na manhã desta quinta-feira (26), as Secretarias de Estado da Saúde (SES) e do Município de Aracaju (SMS) assumiram o compromisso de não atrasar o repasse de dinheiro para o setor de Oncologia do Hospital de Cirurgia, que por sua vez garantiu não mais desviar para outras finalidades os recursos recebidos.
O conselheiro presidente do TCE, Clóvis Barbosa, coordenou a reunião e pediu consciências aos gestores. “Temos que ter a consciência do quanto é grande nossa dívida social enquanto gestores, prestadores de serviço e órgãos de controle. Nós fracassamos”, disse, dirigindo-se aos secretários Almeida Lima e André Sotero e ao novo diretor-presidente do Hospital de Cirurgia, Milton Santana.
Os constantes casos de pacientes com câncer que têm seus tratamentos interrompidos e muitas vezes vêm a óbito por falta de estrutura na rede pública de saúde levaram o Tribunal de Contas a mobilizar os gestores da área, que se reuniram na Sala de Reuniões da Casa.
“Estabelecemos um diálogo, mostramos como iremos equacionar os obstáculos que ainda hoje existem e tive a oportunidade de mostrar que na área do Estado, a partir de agora do mês de junho, teremos boas notícias para a população, como a aquisição de novos equipamentos, a inauguração de mais uma unidade de radioterapia, ou seja, trabalhando para melhorar a assistência à saúde do nosso povo”, disse Almeida Lima.
Assinatura
No final da audiência, Clóvis Barbosa sugeriu que os envolvidos assinassem um Termo de Ajustamento de Gestão, reafirmando os compromissos ali assumidos. “Não vamos admitir mais paralisação da prestação de serviço de oncologia, por isso, vamos fazer um TAG para colocar tudo o que foi afirmado no papel. Esperamos que a partir de hoje essas questões ligadas às pessoas que sofrem de câncer sejam resolvidas”, acrescentou.