ARACAJU/SE, 2 de outubro de 2025 , 17:22:08

SES emite alerta epidemiológico sobre identificação de casos de intoxicação por metanol

 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), emitiu nesta quarta-feira (1º) um alerta epidemiológico aos municípios sergipanos para orientar os profissionais de saúde na identificação de casos de intoxicação exógena por metanol. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde após o estado de São Paulo registrar seis ocorrências confirmadas, incluindo três mortes, além de dez casos em investigação.

A situação foi classificada como um Evento de Saúde Pública (ESP), exigindo maior sensibilidade do sistema de vigilância em todo o país para garantir a detecção precoce e o tratamento adequado. Embora Sergipe não tenha registrado casos suspeitos até o momento, a SES reforça a importância da atenção a sintomas como dor abdominal, alterações visuais, confusão mental, convulsões, náusea, gastrite e sinais de embriaguez após a ingestão de bebidas alcoólicas de procedência duvidosa.

O diretor da DVS, Marco Aurélio, destaca que a fiscalização e o cuidado devem ser redobrados. “Sabemos que a utilização de bebidas de origem duvidosa pode estar acontecendo em qualquer lugar. Então, estamos lançando um alerta para os serviços de saúde estarem atentos a isso e, se houver algum caso suspeito, ser notificado imediatamente para fazermos uma investigação. Além disso, deve-se também intensificar a vigilância em unidades de urgência/emergência”, afirmou.

De acordo com a SES, os profissionais de saúde devem comunicar casos suspeitos em até 24 horas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE), pelo e-mail notifica@saude.se.gov.br
ou pelo telefone (79) 99191-5838. Além disso, a notificação deve ser registrada no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e encaminhada à Vigilância Epidemiológica do município responsável pelo atendimento.

A população também deve ficar atenta. Quem apresentar sintomas após consumir bebidas alcoólicas deve procurar imediatamente um serviço de emergência para investigação diagnóstica e início do tratamento adequado.

Fonte: Secom

Você pode querer ler também