ARACAJU/SE, 29 de agosto de 2025 , 14:59:25

Sete municípios de Sergipe receberam e aplicaram vacina vencida contra a Covid-19

Da redação, AJN1

Sete municípios de Sergipe receberam e aplicaram vacinas vencidas da marca AstraZeneca, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Em todo o país, 1.532 municípios receberam o imunizante com oito lotes vencidos, totalizando 26 mil doses aplicadas. Os dados constam em registros oficiais do Ministério da Saúde, divulgados com exclusividade nesta sexta-feira (2) pelo portal do jornal Folha de São Paulo.

Em Sergipe, as doses aplicadas depois da validade são de um mesmo lote do Instituto Serum, identificado como “4120Z005”. O bloco venceu em 14 de abril, mas continuou sendo aplicado depois dessa data pelo país.

Os municípios sergipanos que receberam esse lote foram: Capela, totalizando 4 aplicações na Clínica de Saúde da Família Dr. Geraldo Luiz Souza Mota, seguida de Itabaiana (4), na Secretaria Municipal de Saúde; Nossa Senhora do Socorro (3), na Unidade de Saúde Mugival Messias dos Santos e Clínica de Saúde da Família Gabriel Alves da Paixão; Aracaju (1), na Unidade de Saúde Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos; Nossa Senhora da Glória (1), na Clínica de Saúde da Família Maria da Conceição Parteira;  Estância (1), no Centro de Referência Dr. Clóvis Franco; e Lagarto (1), na Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme a Folha de São Paulo, outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não está claro se foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas.

Segundo o Ministério da Saúde, a AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

Confira o lote na sua carteirinha

Para saber se você tomou a vacina vencida, confira na sua carteira de vacinação a numeração do lote 4120Z005. Veja também se foi depois da data de validade.

Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.

Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.

O que diz a SES

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde diz que orientou os municípios para realizarem a busca no banco de dados para identificar se de fato ocorreu a aplicação de doses vencidas.

“A principio, a Secretaria de Saúde analisa como um erro de registro, uma vez que a informação trazida na reportagem se refere a aplicação, em alguns municípios, de apenas uma dose vencida e não há frascos do imunizante contendo apenas uma dose. Cada frasco traz de 5 a 10 doses. Assim, a principio, o envio de uma informação para o sistema do Ministério da Saúde referente a uma dose com a data “vencida” pode ser um erro de registro. Essas pessoas não precisam ir até as unidades básicas de saúde. Os municípios, após essa verificação, entrarão em contato com essas pessoas”.

 

Você pode querer ler também