ARACAJU/SE, 19 de setembro de 2025 , 5:27:50

Setor de serviços avançou apenas 1% em Sergipe no mês de setembro

Da redação, AJN1

Em setembro de 2020, o setor de serviços em Sergipe avançou 1% frente a agosto de 2020, na série com ajuste sazonal. Em agosto, o volume do setor de serviços revisado foi de 0%. Em âmbito nacional, em setembro de 2020, o volume de serviços no Brasil avançou 1,8% frente a agosto, na série com ajuste sazonal. É o que mostra pesquisa divulgada nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Essa foi a quarta taxa positiva seguida, acumulando alta de 13,4% no período. Levando em conta o ano de 2020, o primeiro aumento registrado no setor de serviços em Sergipe foi no mês de julho (2,7%). Em agosto, esse índice foi para 0%, apresentando um leve aumento de 1% no mês de setembro.

Na série sem ajuste sazonal, em Sergipe, em relação a setembro de 2019, o volume de serviços recuou 18,4%, seguindo com recuo desde janeiro, porém, com quedas mais acentuadas a partir do mês de abril, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. O acumulado de 2020 (Jan-Set) teve a maior retração registrada no ano (15,6%). No acumulado nos últimos 12 meses, o índice também segue em queda, com 11,1%. A média móvel trimestral, levando em conta o volume de serviços, ficou em -19,9%.

Nacional

Regionalmente, 25 das 27 unidades da federação tiveram expansão no volume de serviços em setembro, frente a agosto, acompanhando o avanço (1,8%) observado nacionalmente. Entre os locais que apontaram resultados positivos nesse mês, São Paulo (1,6%) exerceu o impacto positivo mais importante. Outras contribuições positivas relevantes vieram do Rio Grande do Sul (4,0%), Santa Catarina (4,9%) e do Paraná (2,6%).

Em contrapartida, o Rio de Janeiro (-0,5%) registrou a única retração em termos regionais, pressionado pela queda na receita de empresas que atuam em serviços vinculados à cadeia do petróleo, tais como: logística, investigação sísmica e transporte dutoviário. Por sua vez, o Tocantins (0,0%) apontou estabilidade na comparação com agosto.

Índice de atividades turísticas

Em setembro de 2020, o índice de atividades turísticas cresceu 11,5% frente a agosto, quinta taxa positiva seguida, período em que acumulou ganho de 88,8%. O segmento de turismo ainda necessita avançar 66,1% para retornar ao patamar de fevereiro de 2020 (mês que antecedeu aos efeitos da pandemia). As medidas contra a COVID-19 (como o estímulo ao isolamento social) atingiram de forma mais intensa e imediata boa parte das atividades turísticas, principalmente ao transporte aéreo de passageiros, restaurantes e hotéis.

Todas as 12 unidades da federação onde o indicador é investigado acompanharam este movimento de expansão, com destaque para São Paulo (6,0%), seguido por Rio de Janeiro (7,9%), Bahia (33,7%) e Distrito Federal (26,2%).

Vale ressaltar que o estado de Sergipe não entra nessa análise.

Você pode querer ler também