ARACAJU/SE, 14 de janeiro de 2026 , 12:20:05

Shopping RioMar realiza a primeira campanha de adoção do ano em Aracaju

 

O RioMar Aracaju realiza no sábado (17), uma nova edição da campanha ‘Adoção de Estimação’, iniciativa que incentiva a adoção responsável de cães e gatos acolhidos em instituições protetoras de animais. A ação acontece das 16h às 19h, no Piso E1 do estacionamento coberto, na entrada da Cobasi, em parceria com a Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (Adasfa).

Estimativas recentes apontam que cerca de 30 milhões de cães, gatos e outros animais domésticos vivem em situação de abandono no país, número que se mantém estável e evidencia o desafio enfrentado por organizações de proteção animal e pelo poder público. De acordo com levantamento do portal Cães & Gatos, mais de 80% dos casos de abandono registrados envolvem cães e gatos acolhidos por ONGs, o que reforça a importância e dependência dessas instituições para o enfrentamento do problema.

Os meses de dezembro e janeiro são apontados por especialistas como períodos críticos para o abandono de pets. Além de causar sofrimento aos animais, a prática os expõe à fome, doenças, maus-tratos e risco de acidentes, podendo também gerar impactos à saúde pública, já que muitos circulam sem vacinação ou cuidados básicos.

“Durante as festas de fim de ano e o período de férias, percebemos um aumento expressivo no número de animais abandonados. Muitas pessoas viajam e, de forma irresponsável, deixam seus pets para trás. É importante reforçar que o abandono é crime e que adotar um animal exige compromisso e responsabilidade”, destaca a presidente da Adasfa, Antônia Teles.

Em Sergipe, o combate a esse tipo de crime conta com a atuação da Delegacia Especializada de Proteção Animal e Meio Ambiente (Depama), responsável por resgates, investigações e responsabilização penal dos envolvidos. A legislação brasileira considera como crime o abandono de animais, especialmente cães e gatos, com penas que vão de dois a cinco anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda.

Campanha chega a 57ª edição

Nesta 57ª edição, cerca de 20 animais aguardam por um novo lar. Ao longo de sua trajetória, a iniciativa já garantiu adoção para mais de 700 cães e gatos, reafirmando seu papel social e educativo.

Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência e assinar um termo de responsabilidade. Além da adoção, o público também pode colaborar com doações de ração, medicamentos, materiais de limpeza e hospitalares, toalhas e lençóis usados, ou ainda contribuir via Pix, pela chave 07.173.074/0001-79.

A campanha convida a sociedade a adotar com consciência, amor e responsabilidade, transformando vidas por meio de um gesto simples, mas carregado de significado para os animais abandonados.

Fonte: Assessoria RioMar Aracaju

Você pode querer ler também