ARACAJU/SE, 22 de setembro de 2025 , 3:57:40

Shoppings devem abrir o quanto antes pelo bem da economia

Da redação, AJN1

De portas fechadas há mais de quatro meses, lojistas dos shoppings instalados em Sergipe vivem a expectativa de reabertura para ainda essa semana e, assim, poderem aproveitar aquela que é considerada a quarta data mais lucrativa do ano para o comércio: o Dia dos Pais. Mas, para isso a abertura deveria acontecer já nesta quinta-feira (6). Eles observam que o retorno somente na véspera da data, portanto no sábado (8), não possibilitaria que todas as pessoas que pretendem comprar, consigam fazê-lo, tendo em vista a necessidade das medidas de segurança no enfrentamento ao novo coronavírus. Isso resultaria em venda perdida e prejuízo ampliado.

Enquete realizada ontem (4) pelo Jornal Correio de Sergipe e pelo Portal de Notícias AJN1, por meio do instagram @ajn1 apontou que mais de 80% das pessoas são a favor da reabertura dos shoppings, mediante adoção de todas as medidas de segurança em saúde necessárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus.

Não é de agora que os shoppings se dizem preparados para a reabertura, mediante a garantia das medidas de prevenção necessárias, tais como disponibilização de álcool em gel e a correta sanitização do ambiente, dentre outras coisas. Também não há como negar que controlar o número de pessoas dentro de um ambiente fechado não é tarefa difícil. Além do mais, o comércio de rua já está liberado.

Os lojistas se dizem enforcados diante do longo período de braços cruzados. Muitos tiveram que demitir e dizem que novas dispensas de funcionários serão realizadas se a situação não se reverter. Aluguel, impostos e outros encargos vencendo, mercadoria parada, salários a pagar e uma boa data para amenizar o prejuízo.

O apelo é para que o governo se sensibilize e determine a reabertura já para amanhã. Os dias a mais para as compras serviriam para diluir o número diário de clientes. Abrindo no sábado, a procura vai acabar se concentrando na véspera e no próprio Dia dos País, e um grande número de pessoas não conseguiria ter acesso aos shoppings, já que o percentual de clientes por vez terá que ser reduzido. Com medidas de segurança garantidas, não há porque adiar reabertura.

Você pode querer ler também