ARACAJU/SE, 2 de agosto de 2025 , 8:31:38

Sindimed celebra Dia do Médico com posse da Diretoria e homenagens à classe

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, é celebrado o Dia de São Lucas e do Médico. Para comemorar a data, o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) promoveu uma série de atividades com o intuito de homenagear os profissionais que escolheram abraçar a medicina para tornarem-se guardiões da cura.

Bastante prestigiado pela classe médica, imprensa, políticos e familiares, o evento aconteceu na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Sergipe, em Aracaju, e foi marcado pela realização de Missa em Ação de Graças, celebrada pelo padre Marcelo Conceição, seguida de café da manhã e da entrega da “Comenda Dra. Glória Tereza”, além do “Prêmio Amigo do Médico”.

Na ocasião, também foi empossada a nova Diretoria do Sindimed para o triênio 2023/2026, encabeçada pelo presidente, Dr. Helton Monteiro, e pelo vice, Dr. Argemiro Macedo.

Durante o evento, o presidente Dr. Helton Monteiro enalteceu a importância do profissional médico como instrumento para salvar vidas.

“Agradecemos a Deus por esse dom de ajudar a salvar vidas, de ajudar a curar as pessoas. O Sindicato dos Médicos, mais uma vez, realiza uma Missa em Ação de Graças a São Lucas, a Deus, para agradecer por esse dom”, sublinhou o presidente.

 

Helton fez questão de ressaltar que o momento é de celebração, mas também a oportunidade de reivindicar, de evidenciar à população e aos governantes que o profissional médico é um trabalhador e que seus direitos devem e precisam ser respeitados.

“O médico precisa ser visto pela sociedade como um trabalhador. Hoje, mudou o modo de empregar esses profissionais. Atualmente, vemos médicos sendo contratados como PJ (Pessoa Jurídica) e eles não têm direito a bater ponto, não têm direito à licença maternidade, não têm direito a férias, a 13º salário, não têm direito a descanso remunerado, enfim. Neste momento, a gente vai conclamar a sociedade para que valorize o médico, porque, para ele exercer sua profissão, precisa de independência, de estabilidade, de autonomia e, para isso acontecer, só por meio de concurso público”, destacou Helton.

Dr. Helton também falou sobre as perspectivas para o segundo mandato consecutivo à frente do Sindicato. O que se pode esperar, segundo ele, é a continuação da luta e defesa da categoria, sem esquecer de dialogar com a sociedade e ampliar os canais de comunicação.

“Continuaremos com a missão de lutar pela nossa classe, de lutar por nossa autonomia, estabilidade. Vamos colocar o Sindicato dos Médicos nos anos 20 do século 21, ou seja, com maior ampliação de canais para melhorar o diálogo com a sociedade. O Sindicato tem que ser inclusivo, solidário, atento às diversidades da população. São lutas que teremos pela frente, com prioridade para o concurso público. Nos próximos anos, estaremos engajados ainda mais na pauta concurso público, será o nosso lema”, concluiu o presidente.

O vice-presidente do Sindimed, Dr. Argemiro Macedo, também cobrou mais reconhecimento dos governantes no tocante à valorização da categoria médica.

“Dia 18 é o dia da alegria, dia da confraternização, é o dia que nós chamamos a atenção das autoridades para a luta médica. É preciso dizer o seguinte: a nossa luta é pensando no bem do paciente e merecemos ser respeitados, em condições de trabalho para que nós possamos desenvolver todo nosso serviço de forma digna e prestar um bom atendimento à população”, disse Argemiro.

PRESTÍGIO

Dr. José Aderval Aragão prestigiou a solenidade e parabenizou o Sindimed pelo evento, que já entrou para o calendário médico festivo.

“Parabéns ao Sindimed. Tenho esse grande respeito pelo Sindicato, pelas instituições médicas de uma forma geral e não perco esse evento aqui alusivo ao Dia do Médico. Acredito que o Sindicato tem um papel fundamental no acolhimento dos novos métodos não somente do Sistema Único de Saúde, mas do setor privado, porque eu trabalho também no sistema privado, sou sindicalizado e acho que é fundamental aqui o papel do Sindicato na luta pelos nossos direitos”, observou Dr. Aderval.

Dr. Mário Adriano dos Santos, Chefe do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS), esteve presente ao evento, considerado por ele como “essencial”.

“Sou bem tendencioso ao falar do Dia do Médico. Eu trabalho na formação de futuros médicos aqui no estado de Sergipe e considero muito importante o Departamento de Medicina participar desse momento comemorativo do Sindicato. A gente precisa, realmente, lembrar da importância desse profissional não só pelo que ele faz, mas também quando ele se sacrifica, a exemplo do que aconteceu na pandemia. A nossa profissão, historicamente, tem a participação da sociedade, lidando diretamente com o sofrimento humano, que é algo difícil de se lidar. Participamos da vida das pessoas nesses momentos mais sensíveis”, relatou Dr. Mário.

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Dr. Jilvan Monteiro, acredita que o evento promovido pelo Sindimed fortalece não apenas as entidades médicas, mas o profissional de modo geral. “O Sindicato, todos os anos, faz essa importante agregação da classe médica. É sempre um bom momento de comemorar e também de refletir sobre o exercício da profissão, das nossas dificuldades, do nosso dia a dia de trabalho”, colocou.

Dra. Gilmara Carvalho Batista, nova integrante da Diretoria do Sindimed, disse que ficou muito feliz quando foi convidada a fazer parte do Sindimed. Para ela, lutar pelos direitos da classe será uma honra.

“Estou muito esperançosa. Quero ajudar a lutar pelos trabalhadores médicos, mas também por melhorias na assistência da população. Exercemos a nossa profissão com muito amor, é quase uma devoção, como disse o padre Marcelo”, afirma.

 

COMENDA

A Comenda Dra. Glória Tereza foi criada com o intuito de homenagear médicos de diversas especialidades.  O nome escolhido para a condecoração é da médica Glória Tereza Lima Barreto Lopes, companheira de muitos na vida profissional e no Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe, que atuou por quatro gestões, mas também deu a sua contribuição no Conselho Federal de Medicina e na Sociedade de Pediatria. Ela morreu em decorrência de complicações da covid-19 em 2 de abril de 2021.

 

Veja a relação dos agraciados com a Comenda:

 

Dr. Cleômenes Reis de Almeida Barreto

Dra. Moema Augusto Canuto

Dr. José Augusto Passos Lisboa

Dra. Sônia Oliveira Lima.

 

Entrega de comenda especial a Dr. Luiz Carlos Spina.

 

 

Premiação Amigo do Médico

Criado no ano de 2007 como o intuito de homenagear os parceiros do Sindimed pelos trabalhos realizados em prol das lutas médicas.

 

Rádio Jornal

Rádio Fan FM

Rádio Cultura

Portal AJN1

Cinform Online

Promotor de Justiça Dr. José Rony de Almeida

TV Sergipe

TV Atalaia

 

 

Você pode querer ler também