O Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed-SE) informou que no último dia 10 de abril esteve no hospital município de Itabaiana para fiscalizar o Centro de Atendimento para o Enfrentamento da Covid-19, localizado na Escola Creche Jonh Lennon, no sítio Porto. O Sindimed se disse satisfeito com o que presenciou.
Durante a visita foi verificado que o Centro mantém um estoque suficiente de insumos, medicações para intubação e medicação necessárias para o tratamento dos pacientes com Covid. Tinham sete cilindros de oxigênio de 50 litros cada e dez de cinco litros. Foi informado pelos médicos do hospital que não existe a falta de equipamentos de proteção individual (EPI’s).
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, em média, são gastos por semana 5 cilindros pequenos de oxigênio, geralmente usados no transporte dos pacientes e um cilindro grande por semana. Nas terças e sextas-feira acontecem os reabastecimentos. O Sindimed informou que no momento não há perigo de falta de oxigênio. O posto funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, com uma média de 150 atendimentos por dia (somando com pacientes de outras regiões).
O Centro para Covid do hospital de Itabaiana tem dois leitos de estabilização. Os pacientes também recebem oxigenoterapia em outros ambientes. O único ponto negativo foi em relação à escala. Há buracos a serem preenchidos, mas a secretaria informou que está tentando a contratação de mais médicos. Ainda assim o Sindimed se deu por satisfeito pelo que presenciou.