ARACAJU/SE, 5 de julho de 2025 , 8:10:55

SINTESE fará ato para cobrar do governo do estado a manutenção das turmas do ensino fundamental

 

Na próxima quinta, dia 18 de janeiro, às 8h, em frente à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), acontece um ato público encabeçado pelo SINTESE pela manutenção do ensino fundamental na rede estadual como uma forma de garantir o acesso à educação.

O SINTESE avalia esta prática como afronta e desrespeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que nos incisos II e VI do Artigo 10°, define que o ensino fundamental é de responsabilidade compartilhada dos dois entes federados, devendo-se observar os recursos financeiros de cada ente.

“Esse processo é tão grave que o STF [Supremo Tribunal Federal] anulou uma decisão do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, que transferia aos municípios daquele Estado a responsabilidade integral dos anos iniciais do ensino fundamental”, comentou.

“Por isso, conclamamos todos e todas que defendem uma educação pública, gratuita e de qualidade que participe deste ato em defesa da manutenção da responsabilidade do ensino fundamental entre município e Estado”, disse Roberto.

O ato vai acontecer no dia 18 de janeiro, às 8h, na porta da Seduc, que fica na rua Gutemberg Chagas, 169, bairro Grageru, próximo ao Terminal DIA, em Aracaju.

Você pode querer ler também