Da redação, AJN1
Sem receber nova remessa da vacina Coronavac para aplicação da segunda dose, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Aracaju informou que suspendeu a aplicação da dose de reforço do imunizante.
Segundo a SMS, a situação é resultado do não envio por parte do Ministério da Saúde do quantitativo necessário para aplicação da segunda dose. Ainda de acordo com a SMS, o atraso, já reconhecido pelo próprio Ministério da Saúde, impacta no calendário de vacinação do município.
Por conta da orientação estabelecida pelo Ministério da Saúde no dia 21 de março, a Secretaria da Saúde utilizou todas as doses recebidas para aplicação da primeira dose, pois foi assegurado pelo órgão federal o envio dos imunizantes para a dose de reforço.
No entanto, este envio não se concretizou tanto para Aracaju quanto para diversos municípios brasileiros. Neste sentido, a Secretaria da Saúde de Aracaju aguarda a publicação da nota técnica do Ministério da Saúde sobre que procedimentos deverão ser adotados em relação a esta situação e, na quarta-feira (28), divulgará as medidas que serão adotadas pelo município.
A Secretaria da Saúde ressalta que tem compromisso com a correta aplicação dos imunizantes de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e aguarda o envio de mais doses da Coronavac para a completa imunização dos munícipes.
*Com informações SMS