A Ucrânia amanheceu nesta sexta-feira (11) com uma série de ataques da forças russas pelo país. Bombardeios atingiram cidades em diversos pontos do país. Em Dnipro e Lutsk, há relato de mortes. Segundo o governo ucraniano, suas defesas “estão repelindo e retendo a ofensiva das Forças Armadas russas em todas as direções”.
A invasão da Rússia ao território ucraniano chega hoje ao seu 16º dia com a atenção focada para a movimentação russa no entorno da capital, Kiev.
Nesta manhã, o governo ucraniano anunciou a abertura de rotas de evacuação em corredores humanitários pelo país. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), mais de 2,5 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Ataques pelo país
Nas últimas horas, serviços do governo ucraniano relataram ataques a cidades com Lutsk, Dnipro, Ivano-Frankivsk e Brovary.
Em Brovary, cidade próxima a Kiev, um ataque aéreo aconteceu próximo a uma escola, a um vilarejo e a um posto de combustível. Ao menos seis pessoas ficaram feridas.
Em Lutsk, uma pessoa morreu após um ataque aéreo registrado por volta das 6h, horário local (1h, em Brasília).
Explosões também foram ouvidas por volta das 7h, hora local (2h, em Brasília), em Ivano-Frankivsk. De acordo com informações preliminares, os russos miraram no aeroporto.
Segunda maior cidade do país, Kharkiv também teve registro de ataques, segundo o serviço de emergências da Ucrânia. Um hospital psiquiátrico em Izium, na região de Kharkiv, foi atingido.
Em Dnipro, ao menos uma pessoa morreu após um bombardeio perto de um prédio residencial e de uma fábrica de calçados. O governo de Sumy também relatou duas mortes decorrentes de um ataque a um vilarejo.
Assessor da presidência da Ucrânia, Mikhailo Podolyak disse hoje que “as grandes cidades ucranianas são novamente submetidas a golpes devastadores”. “A guerra destrutiva da Rússia contra civis e grandes cidades continua.”
Situação crítica
A Rússia mantém o cerco de grandes cidades ucranianas, que também são alvo de intensos bombardeios. A situação obriga milhares de civis a passarem dias se protegendo em porões e abrigos improvisados. Em alguns lugares, a situação humanitária é crítica, segundo testemunhas.
De acordo com Sasha, Volkov representante do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, os habitantes de Mariupol —uma cidade portuária em uma região estratégia, no Mar de Azov— “começaram a brigar por comida”. “Todas as lojas e farmácias foram saqueadas há quatro ou cinco dias”, acrescentou Volkov, em uma gravação de áudio enviada à imprensa.
Divisão em comboio russo Fotos da empresa americana de tecnologia Maxar Technologies indicam que o comboio militar russo que se dirige para Kiev teria se dividido. Conforme as imagens, tanques e militares teriam se espalhado por florestas e outras cidades próximas da capital ucraniana.
O comboio russo estaria a pouco mais de 60 quilômetros de Kiev e pode ter feito o movimento para preparar um ataque, já que parte da artilharia foi vista em posição ofensiva. Nesta manhã, o governo ucraniano disse que “não houve mudanças significativas na posição de nossas tropas e tropas inimigas nas últimas seis horas”.
O deslocamento desse comboio em direção a Kiev começou na semana passada, mas a ausência de mantimentos e combustível teria atrasado a movimentação.
Além disso, autoridades americanas disseram que mísseis foram disparados por ucranianos contra os tanques russos.
Corredores
O governo ucraniano anunciou os corredores para evacuação desta sexta:
- Da cidade de Mariupol em direção à cidade de Zaporizhia (Mariupol, Portivske, Mangush, contornando Mykilske, Respublika, Rozivka, Bilmak, Pologi, Orikhiv, Zaporizhia)
- Da cidade de Polohy na direção da cidade de Zaporizhia (Polohy – Tokmak – Vasylivka – Kamyanske – Zaporizhia).
- Da cidade de Volnovakha na direção da cidade de Pokrovsk (Volnovakha-Valerianivka-Novoandriyivka-Kyrylivka-Vuhledar-Pokrovsk)
- Da cidade de Energodar (com a oportunidade de se juntar aos moradores das comunidades Kamyanka-Dniprovska e Velykobilozerska na saída da cidade) para Zaporizhia (Energodar – Dniprorudne-Vasylivka-Zaporizhzhya)
- Da cidade de Izyum, região de Kharkiv, até a cidade de Lozova, região de Kharkiv (Izyum-Mala Kamyshevakha – Barvinkove – Bliznyuky – Lozova)
- Da cidade de Bucha para a cidade de Kiev (Bucha – Vorzel – Mykhailivka – Rubezhivka – Shpytky – Belgorodka – Kiev).
- Da cidade de Gostomel, região de Kiev para a cidade de Kiev (Gostomel – Bucha – Mykhailivka-Rubezhivka – Shpytky – Petrushky – Belgorodka – Kiev)
- Da vila de Kozarovychi (centro de treinamento) para a cidade de Kiev (Kozarovychi – Lyutizh – Stari Petrivtsi – Novi Petrivtsi-Vyshhorod-Kyiv)
- Da cidade de Mykulychyn, região de Kiev, para a cidade de Kiev (Mikulychyn – Nemishayevo – Vorzel – Mykhailivka-Rubezhivka – Mriya – Petrushky – Belgorodka – Kyiv)
- Da cidade de Andriyivka, região de Kiev, para a cidade de Zhytomyr (Andriyivka – Lypivka – Makariv – Nebilytsia – Stavyshche – Kocherov – Korostyshiv – Hlybochytsia – Zhytomyr)
- Da cidade de Makariv, região de Kiev para a cidade de Zhytomyr (Makariv – Nebilytsia – Stavyshche – Kocherov – Korostyshiv – Hlybochytsia – Zhytomyr)
- Da cidade de Borodyanka, região de Kiev, até a cidade de Zhytomyr (Borodyanka-Piskovka-Malyn-Radomyshl-Zhytomyr)
Fonte: Uol