A pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic), divulgada nesta segunda-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que 33 municípios sergipanos tinham equipe do Programa Saúde da Família ou estrutura similar para atendimento às populações vulneráveis em 2021.
Desses, 24 unidades são vinculados à comunidade quilombola, um para a comunidade indígena, quatro com programa para atendimento da população em situação de rua e oito para ribeirinhos.
A pesquisa também identificou que somente 25 municípios tinham ações previstas na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, e 37 contavam com ações de combate às discriminações de gênero e orientação sexual nos cursos e processos de formação do pessoal ocupado na área da saúde. Somente 25 municípios contavam também com um plano municipal de saúde.
Em relação a algumas políticas, programas ou ações da área de saúde, foi possível constatar 31 municípios com Pré-natal masculino, 70 com testagem de HIV e sífilis para gestante, 68 com teste do pezinho, nove com teste da orelhinha e 10 com teste do olhinho. Somente 13 municípios contavam com a implantação de DIU nos serviços de saúde da Atenção Básica.
A pesquisa também identificou três municípios com hospitais de ensino e pesquisa credenciados pelo Ministério da Saúde e da Educação para atendimento à saúde, participando da formação de estudantes de graduação e pós-graduação.