ARACAJU/SE, 30 de outubro de 2024 , 20:30:04

logoajn1

SSP unifica delegacias plantonistas Norte/Sul e cria Central 24h

Da redação, AJN1

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) resolveu criar a Central 24h como resultado da unificação das delegacias plantonistas Norte, situada no bairro Santos Dumont, e Sul, localizada no conjunto Augusto Franco. A nova unidade de polícia vai funcionar a partir do dia 18 de março, no mesmo prédio onde funciona a delegacia plantonista Norte.

O que chama a atenção nessa mudança é o fato de a Central concentrar as ocorrências em apenas um bairro da capital, o que pode dificultar o acesso da população. Antigamente, existia apenas uma delegacia plantonista em Aracaju, que funcionava na rua de Laranjeiras. Em 2016 houve a estratégia do Governo Jackson Barreto de agilizar os serviços de flagrante e criou-se duas plantonistas, a Norte e a Sul, as quais serão juntadas.

Justificativa

A delegada Viviane Pessoa disse, em entrevista, que o objetivo é prestar um serviço mais eficiente à população. “Nós estamos redimensionando os trabalhos. Com uma Central 24h, a população terá um ganho grande, porque vai reunir as equipes em um único local. Às vezes tinha muita demanda em uma plantonista e na outra não tinha demanda alguma. Tendo um local só, conseguimos liberar as guarnições para voltar para a rua. A Central vai funcionar 24h, até então não havia funcionamento 24h, fazendo flagrantes e atendendo as guarnições da PM e Guarda Municipal”, explica.

Ainda segundo Viviane, as delegacias espalhadas pela capital continuam prestando serviços em suas respectivas áreas, mas se passar das 18h, tem que procurar a Central. Ela explica também que a Central terá acessos distintos: para população e para a guarnição com os presos. “Vamos também implantar nessa Central uma base do Instituto de Identificação para que a gente possa identificar esse preso de imediato. Estamos profissionalizando o serviço e isso dá uma resposta à sociedade no serviço prestado”, justifica.

Por fim, a delegada afirma que não haverá redução de efetivo. “A grande diferença é que nós não estamos reduzindo efetivo, estamos reunindo num único local mais adequado com uma estrutura para trabalhar com flagrantes. Antigamente não tínhamos um local adequado assim”.

Você pode querer ler também