ARACAJU/SE, 3 de agosto de 2025 , 6:30:00

Suspeito de atirar em delegado se entrega à polícia em Salvador

Da redação, AJN1

No final da manhã desta quinta-feira (23), Wellington de Carvalho Bispo, suspeito de deflagrar na última terça-feira (21) disparos de arma de fogo contra o delegado Marcelo Hercos, em um posto de gasolina situado na zona de Expansão de Aracaju, se entregou à Polícia Civil do Estado da Bahia. Ele foi localizado no bairro Coroado, em Salvador, e conduzido para a sede da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP/BA).

A assessoria de comunicação da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe confirmou a informação e disse que, a partir de agora, o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, irá tomar as providências necessárias ao translado de Wellington para Aracaju, onde ele prestará depoimento.

Quarto envolvido

A Polícia Civil detectou ainda um quarto envolvido no crime de tentativa de homicídio praticado contra o delegado Marcelo Hercos. Ele foi identificado como Cristian Magno dos Santos Cruz. Após a perícia feita no veículo de modelo Prisma, utilizado no crime e abandonado logo em seguida, foi identificado o quarto envolvido na investida criminosa.

De acordo com a investigação, Cristian foi o responsável por alugar o veículo utilizado na investida criminosa. Cristian Magno dos Santos Cruz já foi preso por tráfico de drogas, apropriação indébita de veículo locado e violência doméstica. Ainda conforme o procedimento investigativo, que vem sendo conduzido pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

A partir daí, o grupo registrava falsos boletins de ocorrência sobre furto ou roubo. Os veículos eram utilizados nos crimes de estelionato, como é o caso do Prisma, de cor branca.

O Cope apurou que, ainda na noite do crime, Cristian procurou uma delegacia de Salvador (BA) onde registrou o falso boletim de ocorrência sobre furto ou roubo do veículo Prisma. A Polícia Civil investiga se ele permaneceu na Bahia ou se veio a Sergipe.

A Polícia Civil também chegou à identificação de Wellington de Carvalho Bispo, que foi o suposto autor dos disparos. Outros dois homens, identificados como Manuel Santos Farias Neto e Daniel dos Santos, que estavam juntos ao autor dos disparos na prática de utilização de dinheiro falso em estabelecimentos comerciais de Sergipe, foram presos pela Polícia Militar.

Entenda

O crime foi praticado por três homens, que estavam em um posto de combustível na Zona de Expansão da capital, na tarde da última terça-feira (21). As câmeras de segurança do estabelecimento comercial foram solicitadas para ajudar na identificação dos autores. Ainda na terça-feira à noite, o veículo utilizado pelo grupo foi encontrado no fundo do shopping que está em construção na Zona de Expansão.

Já na manhã dessa quarta-feira (22), o Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) prendeu dois dos envolvidos no crime. Eles foram identificados como Manuel Santos Farias Neto e Daniel dos Santos. O autor dos disparos, como já fora informado, foi identificado como Wellington de Carvalho Bispo.

O diretor do Cope, delegado Dernival Eloi, informou que os autores do crime agiam locando veículos e que o carro encontrado não havia sido utilizado em outras investidas no estado anteriormente. “O veículo tem disparos e manchas de sangue. Segundo os presos, o terceiro envolvido foi baleado no braço. A arma do delegado ainda não foi localizada. Os presos confessaram que vieram munidos de notas falsas e que estavam fazendo várias compras de pequeno valor para pegar o troco dessas compras”, acrescentou.

O delegado-geral, Thiago Leandro, ressaltou a integração entre as forças da segurança pública para a elucidação do caso e mencionou que o foragido foi ferido durante a própria investida criminosa. “O fator integração é o que nos faz vencer, junto com a persistência. Eles permaneceram em um bar e pediram ajuda a um morador da região, que orientou que eles se entregassem à polícia. Temos a certeza que o autor dos disparos está com um tiro no braço esquerdo e está de posse da pistola do delegado. Ele é conhecido na região de Simões Filho (BA) e tem uma condição muito boa na Bahia e esbanja uma certa quantidade de dinheiro”, concluiu.

Você pode querer ler também