ARACAJU/SE, 24 de outubro de 2024 , 12:30:38

logoajn1

Taxistas que fazem transporte alternativo na região metropolitana realizam protesto

Da redação, Joângelo Custódio

 

Cerca de oito cooperativas que fazem o transporte de taxi-lotação da região metropolitana de Aracaju e Zona de Expansão realizaram um protesto no início da tarde desta quarta-feira (13), em frente ao terminal de integração, localizado no Centro da Capital. Os manifestantes montaram e incendiaram uma barricada de pneus entre a rua Divina Pastora e a Praça João 23, obstruindo a passagem de motoristas.

 

O portal AJN1 esteve no local da manifestação e conversou com José Ranildo, representante de uma das cooperativas. Segundo ele, o ato é contra a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), que vem intensificando a fiscalização, apreendendo veículos e multando os taxistas.

 

“Estamos juntando todas as oito cooperativas para reivindicar. Só hoje apreenderam seis carros nossos. A multa, que era de R$390, aumentou para R$700 e o veículo fica retido por dez dias. Queremos chamar a atenção das autoridades. O Ministério Público Estadual já havia dado o decreto permitindo a nossa liberação para trabalhar. Nós temos CNPJ, possuímos uma garagem no Centro da cidade. Estão tirando a fonte de renda da nossa família. Estamos trabalhando honestamente e a prefeitura continua apreendendo nossos carros", protesta José.

 

Os táxis-lotação fazem o transporte das linhas Sobrado, Parque São José, Boa Viagem, Santa Maria, Guajará e Pai André.

 

Uma viatura do Corpo de Bombeiro Militar foi acionada para conter as chamas, que chegaram a alcançar três metros de altura, podendo se alastrar para casas comerciais nas adjacências. A Polícia Militar também foi ao local para conter os manifestantes.

 

Reprovação x Aprovação

 

O ato atraiu a atenção de populares que passavam pelo local, numa alternância de sentimentos que beiravam à raiva e complacência. "Estou atrasada, preciso buscar meu filho na escola e não posso porque eles acham que manifestação é obstruir ruas. Isso é um absurdo", critica a motorista Ágata Nunes.

 

Por outro lado, houve quem apoiasse a queixa. "Se eles estão fazendo isso por uma boa causa, acho interessante apoiar", opinou o pintor João Santana, uma das centenas de curiosos que se aglomeraram para assistir a crepitação das chamas.

 

SMTT

 

A reportagem do AJN1 não conseguiu entrar em contato com a assessoria de Comunicação da SMTT. Para qualquer esclarecimento, o órgão pode entrar em contato com a redação do portal através do e-mail: ajn1@correiodesergipe.com ou pelo número 3234-3242.

Você pode querer ler também