A Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (DCEOS), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), já definiu o planejamento para realizar uma série de auditorias na infraestrutura de áreas estratégicas como saúde, educação e segurança pública. O primeiro alvo das vistorias serão os prédios que abrigam as delegacias de polícia no estado.
Ontem (7), o diretor DCEOS, Adir Machado, se reuniu com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para tomar conhecimento do cenário atual nas unidades policiais. Dirigentes do Sindicato dos Policiais Civis de Sergipe (Sinpol) e da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Estado de Sergipe (Adepol) foram convidados para participar do encontro, mas não compareceram.
"Estamos começando a ouvir sindicatos e gestores para definirmos uma amostra, quais as delegacias que estão em piores situações para que a gente visite justamente elas com a nossa equipe de Engenharia", explicou o diretor do TCE.
De acordo com Adir Machado, a reunião teve ainda o propósito de mostrar aos representantes da SSP que "ao final desse processo deverá ser elaborado um plano de ações que alocará recursos para situações mais graves a fim de que solucione o problema e entregue o melhor resultado para a sociedade".
Segundo ele, é comum os gestores destinarem recursos para unidades que carecem menos de reformas que outras em condições mais críticas. "Gostaríamos que eles façam um ranqueamento das delegacias e possam direcionar os recursos para aquelas que estão em piores situações", acrescentou.
O diretor Administrativo e Financeiro da SSP, delegado José Inephânio de Souza, avaliou o encontro de forma positiva. "São de extrema valia as orientações emanadas nesta reunião. Agora vamos fazer uma avaliação conjunta da infraestrutura das nossas unidades e dentro do possível resolver a situação e priorizarmos as que mais necessitam", destacou.