Da redação, AJN1
O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) anunciou que pretende estudar a viabilidade de aquisição de um equipamento voltado a verificar, em tempo real, se o asfalto utilizado nas obras realizadas em Sergipe está de acordo com as normas técnicas e os respectivos projetos. A boa nova foi divulgada pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa, que já na próxima semana enviará técnicos da Corte para conhecer as instalações do laboratório do TCE do Distrito Federal (TC/DF).
Segundo o Clóvis, a ideia é poder atuar no momento em que a obra está sendo realizada. "Para acompanhá-la e, assim, determinar que as empresas contratadas façam a correção dos possíveis erros encontrados antes do pagamento e evitar prejuízos aos cofres públicos", explicou o conselheiro.
Ainda conforme Clóvis Barbosa, o equipamento é capaz de mostrar, por exemplo, os índices de compactação, o traço do asfalto (mistura de componentes), e o percentual de ligante existente no pavimento (material que dá liga que une todas as outras substâncias que compõem a massa asfáltica). "Tudo isso na hora em que a obra está sendo feita", complementou.
Com o aparelho, os técnicos do TCE poderão retirar amostras do asfalto e colocar no equipamento para avaliar itens como umidade, compactação, durabilidade e coesão do pavimento. As medidas vão ajudar os analistas a definir se o produto aplicado nas vias está de acordo com as especificações do edital.