A massagem tátil pode aliviar a hiperatividade, a impulsividade e o déficit de atenção de jovens com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Este é o resultado de um estudo em pequena escala realizado na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Os jovens também descobriram que a massagem facilitou o adormecimento.
No estudo, 14 jovens de 15 a 17 anos com diagnóstico de TDAH receberam massagem tátil uma vez por semana durante 10 semanas. A massagem foi realizada por massoterapeutas certificados de acordo com um protocolo específico de massagem suave e pronunciada, realizada com movimentos lentos e pré-determinados seguindo uma estrutura específica.
Doze dos 14 jovens completaram todo o tratamento. Eles foram solicitados a avaliar seu humor e sintomas de TDAH antes, durante e após o tratamento. Os responsáveis pelos jovens também foram questionados sobre como eles se sentiam em relação ao bem-estar do filho de diferentes maneiras, antes e depois do tratamento.
Os resultados mostram que a hiperatividade, a impulsividade e o déficit de atenção foram claramente reduzidos. O tratamento também reduziu a irritação e as tendências desafiadoras. No acompanhamento, três meses após o término do tratamento, alguns dos efeitos positivos pareciam permanecer.
“A massagem tátil parece ser um tratamento seguro e eficaz para adolescentes com TDAH. Nosso estudo é pequeno, mas contribui para uma base científica sobre as prioridades de saúde. Talvez haja uma oportunidade de criar uma forma mais simples de tratamento, para que seja mais eficiente em termos de recursos para o sistema de saúde oferecê-lo”, afirma Anna-Carin Robertz, principal autora do estudo e estudante de doutorado na Sahlgrenska Academy da Universidade de Gotemburgo, em comunicado.
Os problemas de sono são duas vezes mais comuns entre os jovens com TDAH, em comparação com os seus pares. Vários jovens descreveram que ficou muito mais fácil adormecer à noite depois de receber a massagem.
“Sabe-se muito pouco sobre alternativas aos medicamentos para dormir para jovens. Este estudo pode levar a mais pesquisas sobre como a massagem terapêutica pode ajudar a melhorar os padrões de sono”, diz Anna-Carin Robertz.
Fonte: O Globo